33ª Volta Alentejo/ Liberty Seguros: o holandês Johim Ariense (Metec) ganhou em Mértola e Manuel Cardoso segue líder.


Johim Ariense (Metec) conseguiu em Mértola a primeira vitória como profissional, batendo ao sprint o camisola amarela, Manuel Cardoso.

3aetapa_chegada_800x800Tirada marcada por duas quedas do camisola amarela, que durante muitos quilómetros não  era virtualmente face às bonificações de Samuel Caldeira (W52/ Quinta da Lixa), numa vitória do Johim Ariense, a primeira como profissional.

Alinharam à partida 165 corredores, das 23 equipas participantes para cumprir os 189,6 quilómetros entre Portel e Mértola.

O líder da “Alentejana”, Manuel Cardoso caiu aos quilómetros 5 e 67, sofrendo danos, como se diz na gíria, na “chapa e na pintura”, onde os grandes afetados foram Leonel Coutinho (LA Alumínios/ Antarte) e João Fernandes (Anicolor) que viriam a abandonar a corrida.

Ao km 42, forma-se um quinteto na frente da corrida, mas 8 kms depois o pelotão volta a ficar compacto e na meta volante, em Vidigueira, Samuel Caldeira (W52/ Quinta da Lixa), assume a liderança virtual da “Alentejana”.

Depois da queda coletiva o pelotão divide-se em dois grandes grupos. Manuel Cardoso e Samuel Caldeira estão no segundo grupo com uma diferença de 35 segundos para o primeiro grupo comandado pela Efapel.

Seguem quatro homens na frente de corrida: 31-Alejandro Marque (EFAPEL), 162-Michal Podlaski (ACTIVEJET TEAM), 178-Asmund Romstad Lovik (TEAM FIXIT.No) e 198-Mikel Bizkarra (MURIAS – TALDEA), os dois grupos voltam a juntar e o quarteto tem 2’15” de vantagem na meta volante, em Aljustrel.

A 40 quilómetros da chegada o pelotão volta a ficar compacto e a partir daqui, Team Tavira, LA Aluminios/ Antarte e Efapel, impõem o ritmo.

3aetapa_camisolaamarela_800x800Uma queda dentro do último quilómetro divide o pelotão, e Manuel Cardoso (Team Tavira) arranca, mas não consegue aguentar a potência do holandês Ariense, que se torna o primeiro corredor do “país das tulipas” a ganhar uma etapa na Volta ao Alentejo.

Manuel Cardoso referiu que foi “uma etapa difícil, com quedas, perda virtual da camisola, mas um chegada onde o segundo lugar e manter a liderança. Como estou ?. Agora ainda quente, vamos ver como passo a noite”.

Classificações da etapa e gerais:

http://podi1.com/volta-alentejo/33/classificacoes.php

4ª etapa- Sábado, 28 de março

Aljustrel (12h15)-Vila Nova de Santo André (15h45)- 143,7 kms

MV’s: Cercal-55,5 kms, Santiago do Cacém-84,2 kms e Grândola-111,5 kms; PM: Serra de Grândola-120,7 kms

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg