(Atualizada) Baleizão-Beja: Carro cai à água e mata casal idoso.


Um casal de octogenários morreu afogado, ontem, na albufeira da barragem da Reboleja, depois do carro com que tinha ido apanhar isco ter caído à água, em Baleizão, Beja.

BALEIZÃO-Barragem_800x800Há mais de 50 anos que Manuel Inácio, 83 anos, e Josefa Rosa, 80, iam apanhar verdemã (uma espécie de isco para pescar, sobretudo, achigã) para vender a pescadores. E eram famosos por isso. Muitas vezes, “o Bigodes” e a mulher levavam o neto, o que não aconteceu ontem, na Quinta de S. Pedro, propriedade de um empresário espanhol.

Naquele ponto do paredão onde tinha estacionado a viatura, muito estreito, o experiente condutor tentou fazer marcha-atrás, quando já ia embora, após mais umas horas de apanha de isco.

Porém, as rodas de trás do Renault Clio resvalaram e a viatura acabou por cair na água. O facto de ter todas as janelas abertas ajudou a que o carro (que ainda assim flutuou) se afundasse mais rapidamente e sem que os dois ocupantes tivessem oportunidade de se salvar, embora tenham lutado contra a água para sair da viatura. Mas ela acabou por submergir. Eram cerca das 10 horas.

Como havia algumas pessoas por perto que assistiram impotentes ao trágico acidente, os bombeiros de Beja foram imediatamente acionados. Já no local, foi chamada a equipa de mergulho de Moura (quatro homens), que resgatou os corpos dos dois idosos do fundo da bacia da albufeira, cerca de três horas mais tarde.

Depois, com a  ajuda de um trator agrícola pertencente à Quinta de S. Pedro, foi retirada a viatura do fundo da água, cerca das 14.20 horas. Foi ainda acionada a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Beja.

Entretanto, conhecendo as vítimas (que moravam no Bairro dos Moinhos, em Beja), uma testemunha no local acabou por telefonar a Francisco Janeiro, genro de Manuel Inácio, que já tinha sabido do trágico acidente através da notícia online do “Jornal de Notícias”.

Alívio e amargura: Amargurado, Francisco Janeiro suspirou, porém, de alívio: era normal o seu filho acompanhar os avós na apanha de verdemãs, mas, por coincidência, ontem não tinha ido com eles. Os corpos dos dois idosos foram, entretanto, encaminhados para o Gabinete Médico-Legal e Forense do Baixo Alentejo, situado no Hospital de Beja.


Share This Post On
468x60.jpg