Beja: 8 de outubro. Dia de Luto Municipal em memória de Veiga Trigo.


Na reunião de Câmara de ontem, foi aprovado um Dia de Luto Municipal, no dia 8 de outubro, em Memória de Veiga Trigo.

Além do Dia de Luto, foi também guardado um minuto de silêncio e por proposta dos eleitos do Partido Socialista, foi aprovada, por unanimidade, uma nota de pesar pelo falecimento do ex-árbitro internacional de futebol, José Alberto Veiga Trigo.

Na terça-feira, a Bandeira do Município vai estar a meia haste, em Memória do cidadão que em 1990, foi agraciado pelo Município de Beja, com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata.

Nota de Pesar 

Os eleitos da Câmara Municipal de Beja vêm manifestar o seu mais profundo pesar pelo falecimento do ex-árbitro internacional de futebol, José Alberto Veiga Trigo.

Veiga Trigo, nasceu em Beja a 7 de junho de 1951 e tinha 73 anos. Iniciou-se no futebol como jogador dos juvenis do Clube Desportivo de Beja e na arbitragem com apenas 17 anos de idade, embora só aos 21, tivesse obtido oficialmente o diploma de árbitro.

Estreou-se na 1a Divisão Nacional há 45 anos, decorria a época desportiva de 78/79, onde arbitrou um jogo entre o Clube de Futebol Belenenses e o Boavista Futebol Clube. A 20 de fevereiro 1987, realiza a sua 1a partida no estrangeiro, num jogo disputado entre as seleções nacionais de Espanha e Malta.

Ao longo da sua carreira, só em Portugal, apitou cerca de 400 jogos, entre a 1a Divisão Nacional e a 2a Liga, Taças de Portugal, Supertaças e jogos de preparação da seleção.

Despediu-se da arbitragem na época desportiva de 95/96, onde realizou o seu último jogo entre o Desportivo de Chaves e o Sporting Clube de Braga.

No ano 1990, foi agraciado pelo Município de Beja, com a medalha de mérito municipal grau prata.

Era sócio honorário da Associação de Futebol de Beja e esteve na origem da cooperativa que criou a rádio voz da planície onde ainda era cooperante.

Era pai de dois filhos, o Manuel e a Helena.

Desde o dia 16 de setembro que sofreu um acidente vascular cerebral e se encontrava internado no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, onde lamentavelmente, no dia 1 de outubro, viria a falecer.

Veiga Trigo deixa uma marca memorável no desporto a nível nacional e internacional, onde representou Portugal na Europa e no Mundo.

Em reunião ordinária de câmara, datada de 2 de outubro de 2024, vimos endereçar à família, amigos, à Associação de Futebol de Beja e ao Conselho de Arbitragem da mesma Associação as mais profundas condolências neste momento difícil de dor.


Share This Post On
468x60.jpg