O IPMA avisa que estão reunidas condições para a ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, com queda ocasional de granizo, no Baixo Alentejo.
O Instituto comunica que a situação se poderá registar em particular nas regiões do Centro e Sul, prevendo-se um impacto mais significativo no Baixo Alentejo, Algarve, Setúbal, Lisboa e Santarém, onde há maior potencial para ocorrerem cheias rápidas e inundações, e onde os fenómenos extremos de vento não podem ser excluÃdos.
Salienta-se ainda que em situações de instabilidade, existe um carácter aleatório na distribuição espacial e temporal da precipitação forte, determinada em última análise por fatores de escala local, não previstos pelos modelos, e que apenas poderá ser acompanhada com base na vigilância que será efetuada através dos radares meteorológicos, detetores de descargas elétricas e imagens de satélite.
Serão expectáveis, nas regiões anteriormente mencionados, valores de precipitação da ordem de 10 a 20 mm em uma hora, podendo ocorrer localmente persistência da precipitação, e não se poderão excluir valores da ordem de 20 a 40 mm em uma hora.
Devido a esta situação, o IPMA já emitiu avisos meteorológicos de nÃvel AMARELO para os próximos dias nos distritos acima mencionados, os quais face à incerteza existente se poderão estender a outros distritos, e se necessário, elevar o nÃvel do aviso, pelo que se recomenda o acompanhamento da situação.