A Federação do Baixo Alentejo do PS emitiu um comunicado onde defende que o Aeroporto de Beja “constitui-se como um dos principais fatores de desenvolvimento da nossa região”. Depois da EDAB, reivindicam a EDPIL.
No documento os socialistas defende que “para se alcançar esta realidade a Federação do Baixo Alentejo do PS (FBA-PS) defende, reivindicando junto do Governo de Portugal, a criação de uma Empresa de Desenvolvimento do Projeto Industrial e Logístico (EDPIL)”, estrutura que segundo a FBA-PS “viabilize a instalação de empresas, a dinamização económica” e afirme uma estratégia sustentável para as próximas décadas e que “reforce a posição da ANA – Aeroportos de Portugal” na gestão e valorização da componente de passageiros.
Para a FBA-PS “esta solução é urgente e necessária para dar forma e força ao Aeroporto de Beja no fortalecimento da competitividade económica regional e nacional” e em relação à qual o PS Baixo Alentejo se “compromete a intervir junto do Governo na execução desta solução”.
O PS Baixo Alentejo lembra que “sempre deu o seu contributo para a afirmação deste projeto, estando na origem da sua defesa e da oportunidade política” que criou a sua operacionalização, em 1999, no Governo socialista de António Guterres, através da criação da EDAB – Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja.
Os socialistas defendem que deve ser uma infraestrutura aeroportuária, que “reforce a rede nacional de aeroportos”, criando uma nova mais-valia para Portugal e para o Baixo Alentejo, “a partir de uma solução de fins múltiplos de indústria aeronáutica, de plataforma logística e de tráfego de passageiros complementar a Faro e a Lisboa”, justificam.
Teixeira Correia
(jornalista)