Almodôvar: Casal de idosos burlado por “bancário” em 3350 euros, com o velho truque das notas “novas”.
Um casal de idosos foi burlado em 3 350 euros, em Semblana, aldeia do concelho de Almodôvar. Queria “tirar o número às notas” e desapareceu com as poupanças de Joaquim e Helena.
A GNR está a investigar um caso de burla a idosos, no concelho de Almodôvar, distrito de Beja, registado na manhã de quarta-feira, cerca das 11.30 horas, naquela que é a primeira queixa apresenta após a entrada em circulação das notas de dez euros. Um casal de idosos perdeu 3 350 euros, em Semblana, aldeia do concelho de Almodôvar.
De acordo com informações da GNR, um individuo aparentando 55 anos, identificou-se como funcionário bancário e pediu para trocar notas com a justificação de que “tinha que tirar os números porque tinham saído de circulação”, disse o capitão Sousa, da GNR de Beja.
Joaquim Lança, 80 anos, e a mulher, Helena Costa, de 72 anos, foram abordados pelo individuo e depois da mulher lhe mostrar as notas existentes em duas carteiras, desapareceu sem deixar rasto.
Ao JN, Helena triste e agastada com a situação, contou a história de uma burla que “estava farta de avisar o meu marido para não abrir a porta a desconhecidos”, justificou. “Mostrou uma nota vermelha de 50 euros e uma verde de 20 euros, como sendo as novas, as outras passaram à história”, rematou a mulher.
Helena disse que o individuo a seguia até ao quarto onde tinha o dinheiro dissimulado no meio da roupa, “numa carteira tinha 3 000 euros e mal lha mostrei ficou com as notas, na outra carteira que tinha herdado do meu pai há 20 anos, com 335 euros, foi tudo”, rematou.
Com a justificação que tinha que ir ao carro apontar o número das notas, saiu e de repente Joaquim começou a gritar: “mulher o gajo fugiu com o dinheiro”, o que levou a que Helena, que é doente, tivesse tido uma quebra de tensão que a fez tombar numa cadeira.
Avisada a filha do casal, esta acionou a GNR de Almodôvar, que se deslocou a casa do casal no sentido de tomar conta da ocorrência e recolher elementos sobre o burlão.
A casa do casal fica junto à Estrada Nacional 267, ligação Almodôvar/ Mértola, o que permitiu que muito rapidamente o “bancário” tivesse desaparecido.
Teixeira Correia
(jornalista)