Alqueva: Minimização dos efeitos barreira e armadilha na fauna 4 filmes em exibição na EDIA.
Um conjunto de quatro filmes estão em exibição na sede da EDIA, em Beja, ilustrando o trabalho sobre a monitorização da eficácia das medidas de minimização do efeito barreira e do efeito armadilha nos canais do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.
Estes quatro filmes, que se encontram a passar em contÃnuo, são resultado de uma seleção de filmagens e fotografias de fauna e representam uma parte do vasto espólio de informação obtida no contexto deste trabalho. Os filmes, com 15 minutos cada, podem ser vistos aos dias úteis, entre as 09.00 e as 18.00 horas.
O Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) é constituÃdo por um conjunto de infraestruturas que permitem o transporte de água entre diversas albufeiras. Algumas destas infraestruturas são canais de adução a céu aberto, sendo a extensão monitorizada pela EDIA é de 81,5km.
Esta rede de transporte de água percorre uma diversidade de habitats onde induz o efeito barreira e efeito armadilha afetando as espécies de fauna que ocorrem na zona atravessadas pelos canais. Para minimizar o efeito barreira foram incluÃdas ao longo dos canais passagens hidráulicas, superiores e inferiores e zonas de canal coberto. Estas passagens permitem o atravessamento por diversas espécies contribuindo para a redução do efeito barreira.
Para minimizar o efeito armadilha foram construÃdas nos canais rampas de salvamento e de saÃda e foi instalada vedação especÃfica para evitar a entrada de animais na zona envolvente do canal e aumentar a possibilidade de saÃda do canal em caso de queda, contribuindo para a redução do efeito armadilha.
A monitorização da eficácia das medidas de minimização implementadas é realizada por uma equipa de campo da EDIA, desde 2007, a qual aplica diversos métodos de monitorização do uso das passagens nomeadamente a observação de trilhos, pegadas, excrementos e outros indÃcios, bem como através da filmagem a cores ou com infravermelho, especialmente relevante durante o perÃodo noturno, durante o qual se observa um elevado número circulação de fauna na área de influência do EFMA.
De referir que, as diversas infraestruturas em análise não atravessam qualquer área protegida ou classificada nos termos da legislação em vigor, nem foi identificada, no âmbito dos Estudos e Impacte Ambiental, a afetação direta de populações de espécies com estatuto de conservação desfavorável. Apesar deste facto foram implementadas medidas de minimização, as quais podem ser vistas nos 4 filmes em exibição.