Alvito: Idoso absolvido da prática de 105 crimes de abuso sexual de criança de 11 anos.


Um idoso de 74 anos, residente em Vila Nova de Baronia, concelho de Alvito, foi absolvido pela prática de 105 crimes de abuso sexual de crianças agravado, perpetrado contra uma criança, que à data do início dos factos tinha 11 anos.

A não condenação, leva a que o arguido não tenha que indemnizar a criança a título de reparação pelos eventuais prejuízos causados.

Julgado no Juízo Central Criminal de Beja, perante um Tribunal Coletivo presidido pelo juiz Vítor Maneta, o individuo ouviu no final da leitura do acórdão o magistrado dizer que, “mais vale absolver um culpado, do que condenar um inocente”.

O presidente do Coletivo sustentou que “o tribunal não ficou convencido da inocência do arguido, nem da credibilidade das declarações da vítima”, acrescentando que as promessas feitas pelo arguido que constavam do despacho de acusação “não são compatíveis com uma criança de 11 anos”, justificou.

Vítor Maneta sustentou decisão do Coletivo no facto de o processo “não ter sido uma iniciativa da vítima, mas por um telefonema da tia, para a casa se acolhimento onde a jovem esta institucionalizada de uma conversa com a diretora técnica fi feita a participação”, rematando que os depoimentos da jovem, para memória futura e em tribunal “foram respostas dadas com relutância e de circunstância, que não mereceram credibilidade”, concluiu.

António M.S., que se encontra em liberdade mediante termo de identidade e residência (TIR), saiu do tribunal além de absolvido da pena criminal e da indemnização cível, viu extinta as medidas de coação.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg