Amieira (Portel): 120 mil “esgotam” a Luz para o título


O Estádio da Luz vai esgotar hoje para o chamado “Jogo do Título”. No outro recinto da Luz, cento e vinte mil moedas “abarrotam” estádio das águias. “Pedro da Amieira” quer o título e oferecer o estádio e as moedas ao Benfica.

AMIEIRA- Pedro_800x800Apesar de ultrapassar em muito a sua lotação, já leva 120 mil moedas de cêntimo, uma miniatura do antigo estádio da Luz, colocado no balcão do restaurante Aficionado, na Amieira (Portel), continua a encher e à espera que alguém do S.L.Benfica, o vá buscar.

Há cinco anos, Pedro Pimentel, proprietário do restaurante, acreditou que com a chegada de Jorge Jesus, o clube do qual é sócio, iria conquistar o principal título do futebol português.

Vai daí Pedro começou a desafiar os clientes, benfiquistas ou não, a deixarem um cêntimo no estádio, que depois seria entregue ao clube caso se sagrasse campeão. A mensagem chegou à direção do Sport Lisboa e Benfica, que já foi Campeão Nacional duas vezes (2009/2010 e 2013/2014), mas Pedro Pimentel continua a aguardar pela visita de Luís Filipe Vieira.

Há cinco anos, o benfiquista, também conhecido como o “Pedro da Amieira”, marcou presença no jogo do título frente ao Rio Ave e nessa altura, o estádio tinha perto de 90 mil moedas, mas lá continuou em cima do balcão. “Já tive que reformular a rede duas vezes para continuar a receber moedas”, repartindo nas suas palavras um misto de alegria e triste.

Feliz porque os clientes continuam a deixar a sua moedinha, mas desgostoso porque a segunda “catedral” seguir em cima do balcão. “O dinheiro é do Benfica, foi angariado com o objetivo de festejar um título”, atirou Pedro, que não esconde a esperança de ser esta temporada, caso o Benfica consiga o sendo título consecutivo, que entrega o estádio e receber a equipa. “Oferecer o almoço à comitiva? Era um grande orgulho”, remata.

Quando confrontado com o facto de o Benfica ser campeão esta temporada e Luís Filipe Vieira não recolher o estádio, se era capaz de o oferecer a Pinto da Costa ou a Bruno de Carvalho, responde de pronto: “amigo não brinque com isso. Sou lampião até morrer”. Entre os benfiquistas há uma figura pela qual Pedro Pimentel nutre grande admiração, Fernando Seara.

AMIEIRA- Touro_800x800

Touros e Alqueva

Mas além do Benfica, Pedro tem outra paixão, a tauromaquia e os forcados, daí o nome do restaurante ser o “Aficionado”. E se pelas paredes há centenas de quadros com cartazes de corridas de touros, na entrada da sala há um touro em bronze de tamanho natural. O animal pesa 500 quilos e custou ao empresário cerca de 5.000 euros.

O restaurante “Aficionado” ou do “Pedro da Amieira”, fica a quatro quilómetros da Marina da Amieira, integrada no Complexo Turístico de Alqueva e aos fins-de-semana, é palco dos comensais de todo o País que visitam o “Grande Lago”.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg