Áreas Naturais: Autarcas vão participar na gestão.


Os Parques Naturais do Vale do Guadiana, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e Serra de São Mamede estão entre as áreas com comissão de cogestão.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), o Ministério do Ambiente quer chegar a acordo com câmaras municipais, organizações não governamentais e instituições do Ensino Superior para gerir, em conjunto, 32 áreas naturais e reservou 2,9 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiamento. Neste momento, está acordada a cogestão de oito reservas e parques naturais, e em seis foram já assinados protocolos de financiamento.

Em breve, apurou o JN, será acordado o financiamento dos parques naturais do Douro Internacional, Montesinho, Vale do Guadiana, onde está integrado o Pulo do Lobo, Ria Formosa e Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina; das reservas naturais da Malcata, Boquilobo e Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António; e da Paisagem Protegida da Serra do Açor.

Estas áreas juntar-se-ão a outras, como parques naturais, reservas nacionais e parques nacionais, como é o caso da Serra de São Mamede, distrito de Portalegre, a única cuja comissão de gestão já foi constituída.

As comissões de gestão são sempre presididas por um autarca e integram o Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta e uma entidade de Ensino Superior. Incluem também organizações não governamentais de ambiente e três outras entidades relevantes.

O Parque Natural do Vale do Guadiana é uma área protegida, com uma área de 69700 hectares, localizada no sudeste do território português que abrange os concelhos de Mértola e Serpa.

Pulo do Lobo

O ex-líbris do Parque Natural do Vale do Guadiana está nos roteiros turísticos mas continua, como sempre, agreste, arrepiante e indomável. A queda de água, as rochas, a força da natureza, o lugar isolado… tudo revela uma força selvagem e ao mesmo tempo de deslumbramento.

A cascata de 16 metros de altura e a água do Guadiana a fazer contorcionismo entre rochas afiadas ao longo de milhares de anos colam o nosso olhar a este prodígio da natureza.

Foto: CIMBAL


Share This Post On
468x60.jpg