Campo Maior: As muralhas vão ser reabilitadas no início de 2016.


As muralhas de Campo Maior vão ser alvo de um processo de reabilitação em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo cuja a assinatura do protocolo está marcada para 5 de Janeiro de 2016.
CMaior- Unesco_800x800Ricardo Pinheiro, presidente da câmara municipal, citado pelo site Campomaiornews, “o município assumiu a execução do projecto, desde o levantamento polográfico, até ao projecto de estabilidade. Quem vai ser o promotor da candidatura desse projecto ao Alentejo 2020 é a Direcção Regional de Cultura”.
O projecto, orçado em 4 milhões e 200 mil euros, contempla também a “recuperação da sala das colunas e da sala, também no castelo, onde estava o espólio arqueológico da Direcção Regional de Cultura”, com o intuito de “dar vida àquela zona de Campo Maior”.
Simultaneamente vai ser criado um roteiro desde o Mártir Santo até à zona do Museu Aberto, de acordo com o autarca (na foto ao lado de Rui Nabeiro e Ceia da Silva): “este vai ser um projecto integrado, onde vamos ter acesso ao Castelo, mas vai existir um roteiro que vai desde o Mártir Santo até à zona do Museu Aberto, espaço onde vai nascer o próximo Museu das Festas do Povo”.
O edil justificou que “é  importante criar a sintonia em relação ao projecto do museu das Festas do Povo com a recuperação do património, criar um roteiro pela fortificação e que esteja devidamente explicado e orientado para percebermos o que foi a história militar e deste concelho”. O processo de reabilitação das muralhas do Castelo de Campo Maior tem início ainda durante o ano de 2016.

Share This Post On
468x60.jpg