Assembleia Constituinte: Mário Soares e Marcelo Rebelo de Sousa, deputados honorários.


No âmbito das comemorações dos 40 anos da Constituição, todos os deputados constituintes vivos que aprovaram o lei da fundamental a 02 de abril de 1976 vão receber o diploma com o título de deputado honorário. Beja elegeu 6 deputados, 3 pelo PCP e 3 pelo PS.

Marcelo-Rebelo-de-Sousa_800x800No acto eleitoral realizado a 25 de abril de 1975, para o qual existiam 6.231.372 eleitores inscritos, votaram 5.711.829 (91,66%), tendo-se abstido apenas 519.543 (8,34%).

Concorreram 14 partidos e movimentos cívicos, tendo sido eleitos 250 deputados, assim distribuídos: Partido Socialista (PS)- 116 assentos, Partido Popular Democrático (PPD)- 81, Partido Comunista Português (PCP)- 30, Centro Democrático Social (CDS)- 16, Movimento Democrático Português (MDP)- 5, União Democrática Popular (UDP)- 1 e Associação para a Defesa dos Interesses de Macau (ADIM)- 1.

O Círculo Eleitoral de Beja elegeu seis deputados: Fernanda Peleja Patrício, Francisco Miguel Duarte e João António Honrado (PCP) e António Pope Lopes Cardoso, Luís Abílio da Conceição Cacito e Raquel Júdice de Oliveira Howell Franco (PS)

No âmbito das comemorações dos 40 anos desse importante efeméride, todos os deputados constituintes vivos que vão receber o diploma. O presidente da Assembleia da República,  anunciou que o primeiro parlamentar constituinte a receber o diploma com o título de deputado honorário deverá ser o antigo chefe de Estado e primeiro-ministro Mário Soares. 

Estava inicialmente previsto que o primeiro a ser distinguido fosse o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia à parte, no Palácio de Belém, na manhã do dia 14 de abril, no entanto,  “está também previsto que esse diploma seja entregue”, antes mesmo de Marcelo Rebelo de Sousa, a Mário Soares.

A cerimónia para entrega dos diplomas aos restantes constituintes vivos que aprovaram a Constituição da República Portuguesa a 02 de abril de 1976 decorre no parlamento, no dia 14 de abril, da parte da tarde, depois da sessão plenária.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg