Assembleia Distrital: Trabalhadores conhecem futuro no dia 18 de março.
Os treze trabalhadores da Assembleia Distrital de Beja, a maioria pertencentes ao Museu Regional, ficam a saber no próximo dia 18 de março, qual o seu futuro.
A integração dos treze trabalhadores da Assembleia Distrital de Beja (ADB) na Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), vai ser conhecido no decurso da Assembleia Intermunicipal desta última estrutura, que se realiza no próximo dia 18 de março e onde os eleitos do Partido Socialista (PS) têm maioria.
Nessa mesma reunião magna, vai ser votada a integração do património da ADB na CIMBAL.
A transferência de trabalhadores e património foi aprovada pelo Conselho Intermunicipal da CIMBAL, onde os eleitos da CDU estão em maioria, foi aprovada a 12 de janeiro e de novo ratificada na passada segunda-feira pelo mesmo órgão. Ambas as decisões contaram com os votos favoráveis da CDU e a oposição do PS.
As Assembleias Distritais, tais como os Governos Civis, foram “esvaziados” pelo Governo, que aprovou a Lei nº. 36/2014, de 26 de junho, o “regime jurídico das assembleias distritais” (leia aqui: http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=2170&tabela=leis&nversao=), que regula a transição dos trabalhadores, serviços e património.
Recorde-se que a Assembleia Distrital vive das subvenções das Câmaras Municipais, muitas vezes com largos meses de pagamentos em atraso, que já motivou diversos atrasos no pagamento dos vencimentos dos funcionários e contas de fornecedores e que os treze trabalhadores no activo, a esmagadora maioria está a laboral no Museu Regional Rainha D.Leonor.
Teixeira Correia
(jornalista)