Aviação: David Neeleman diz que Portugal precisa de “mais aeroportos e pistas”.
O empresário David Neeleman, que integra o consórcio Atlantic Gateway, gestora da TAP, defendeu esta quinta-feira, em Lisboa, que Portugal precisa de “mais aeroportos, pistas e tudo o que facilite a visita ao paÃs”.  Perguntas (LN): Afinal para que se quer e serve o Terminal Civil de Beja ? A quem não interessa que funcione ?
O responsável, que falava aos jornalistas à margem do evento tecnológico Gen Summit, adiantou que a TAP está a ser renovada com novas aeronaves e tecnologias, salientando que são necessárias infraestruturas que acompanhem esta modernização.
“Há muita gente que quer conhecer Portugal, mas quando chegam cá não podem esperar duas horas na fila para conhecer o paÃs ou uma hora para apanhar o táxi”, vincou.
Segundo David Neelman (na foto), o Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa “tem salas vazias”, mas “não tem disponibilidade para trazer mais pessoas”.
“Portugal tem de reconhecer que tem que mudar e abrir as portas para mais pessoas poderem visitar o nosso paÃs”, acrescentou.
O membro do Atlantic Gateway, que detém 45% do grupo TAPSGPS, disse ainda que a solução passa por um acordo conjunto entre o Governo, a ANA- Aeroportos de Portugal e até mesmo com os hotéis.
“Não somos o primeiro paÃs do mundo a enfrentar estes desafios”, mas “se o crescimento para não é bom para o Governo nem é bom para a ANA. É tempo para ter ação. O aeroporto de Lisboa é o menos pontual da Europa”, concluiu.
Dois operadores turÃsticos deslocam três operações para o Terminal Civil de Beja.
A Soltour e Jolidey, operadores turÃsticos, anunciaram esta semana que vão deslocar três voos charters para o Terminal Civil de Beja, devido ao congestionamento do Aeroporto de Lisboa. As saÃdas de 11, 18 e 25 de Junho.
A operação Lisboa – Tenerife Sul partilhada pelos operadores turÃsticos Soltour e Jolidey para o mês de Junho vai afinal sair do Aeroporto de Beja.
Segundo apurou o Publituris, as saÃdas de 11, 18 e 25 de Junho vão realizar-se à partida do Aeroporto de Beja, estando garantido pelos operadores turÃsticos o transporte gratuito para Beja e o regresso para Lisboa. Segundo a Soltour, o voo de regresso da última partida de Junho, que acontecerá a 2 de Julho, já aterrará no aeroporto de Lisboa.
Até ao momento, esta é a única operação deslocada para o Aeroporto de Beja. O congestionamento do Aeroporto Humberto Delgado no que diz respeito ao número de slots disponÃveis é um problema que já há muito tem sido tema de debate pelo sector da distribuição turÃstica.
Contra a construção do Novo Aeroporto de Lisboa e a favor do Aeroporto Beja
Nesta página de facebook, AnÃbal Costa, antigo presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, deixou uma reflexão sobre a utilização da infraestrutura aeroportuária bejense porta parte dos dois operadores turÃsticos.
A questão do momento é:
O que irão as “autoridades” da região fazer para aproveitar o momento? Sim, porque se tem que aproveitar o momento para divulgar o aeroporto e afirmá-lo “popularmente” no PaÃs.
E quando digo autoridades digo, por exemplo a Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo, a CIMBAL, outras?
Vamos lá a fazer alguma coisa que, com toda a certeza terá o apoio de todos (desde há muito que todos sabemos isso) e não deixar escapar o momento…outra vez…!
É fundamental que estas e outras entidades consigam, através dos meios próprios envolver a Comunicação Social Nacional nesta cruzada, ao mesmo tempo que se deve receber da melhor forma, que irá utilizar o Aeroporto.
Ainda temos 12 dias para preparar as coisas… vamos LUTAR pelo que é nosso e, nessa altura, quem sabe, com ainda maior força para reeinvindicar outras coisas (linha ferroviária, A26, etc).
Este é um conselho de amigo e de um cidadão interessado sem responsabilidades regionais.
Diário da República n.º 230/2012, Série I de 2012-11-28 * Decreto-Lei n.º 254/2012
Pelo Decreto-Lei n.º 404/98, de 18 de dezembro, a empresa pública Aeroportos e Navegação Aérea, ANA, E. P., foi transformada em sociedade anónima, com a denominação ANA – Aeroportos de Portugal, S. A. (ANA, S. A.), tendo-lhe sido expressamente atribuÃda a concessão de serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil em Portugal, nomeadamente, dos aeroportos de Lisboa (Portela), do Porto (Francisco Sá Carneiro), de Faro, de Ponta Delgada (João Paulo II), de Santa Maria, da Horta e das Flores.
Integra também o objeto da concessão atribuÃda à ANA, S. A., a exploração do Terminal Civil de Beja, logo que se verifique a certificação, pelo Instituto Nacional de Aviação Civil, I. P. (INAC, I. P.), do terminal e das infraestruturas aeronáuticas da Base Aérea n.º 11, necessárias para o efeito.
Teixeira Correia
(jornalista)