Badajoz: Aeroporto já faz voos para destinos como Madrid e Barcelona. Beja é estacionamento.


O aeroporto da vizinha cidade espanhola de Badajoz voltou a operar normalmente desde o passado dia 18 de Fevereiro, depois de um novo concurso para exploração da concessão, com viagens entre Badajoz, Madrid e Barcelona.
aeroporto_badajoz_800x800O primeiro voo aterrou em Badajoz, transportando cerca de meia centena de passageiros, oriundos de Barcelona. Entretanto o primeiro voo, com descolagem do aeroporto de Badajoz, aconteceu pouco tempo depois, com rumo à capital do país vizinho, a cidade de Madrid.
Os voos regulares, com origem e destino para estas cidades, haviam sido interrompidos desde Agosto de 2015, mas a concessionária Air Nostrum ganhou o concurso lançado pela Junta da Extremadura, possibilitando assim o regresso das rotas às duas principais cidades espanholas, contribuindo para o combate ao isolamento da região da Extremadura. Para a época do Verão está prevista a introdução de ligações às Ilhas Baleares.
A companhia Air Nostrum, para além do público espanhol, está também empenhada em captar clientes portugueses, nomeadamente aqueles que vivem na nossa região, devido à proximidade, como é o caso de Campo Maior e Elvas.
Tal como o aeroporto de Beja, infraestrutura de Badajoz, comparte as pistas e a torre de controle da base aérea do Ejército del Aire espanhol (Força Aérea de Espanha), de Talavera la Real. O terminal civil e a a base aérea estão, tal como em Beja, separados por uma pista, diferenciando assim as duas instalações.
Segundo os dados da AENA (correspondente à ANA-Aeroportos), em 2007 o aeroporto de Badajoz, marcou o seu recorde de passageiros, com 91.789 pessoas.
Enquanto em Badajoz o aeroporto recebe e transporta passageiros, em Beja, a “nova fase de vida” do aeroporto, incluída na estratégia da ANA-Aeroportos de Portugal para “promover a utilização para estacionamentos de média e longa duração” da infraestrutura, é receber aviões vazios para estacionarem na placa.

Aquando do anúncio feito pelo presidente da Hi Fly, Paulo Mirpuri, o aeroporto de Beja será utilizado como “placa giratória para a rota entre contratos” da companhia, para estacionamento e manutenção, definindo o acordo alcançado como “bastante positivo”.

De acordo com um trabalho publicado pelo jornal Diário de Notícias (DN), em 12 de março de 2013, “a funcionar há dois anos, o aeroporto de Beja, que custou 33 milhões de euros, processou 5.044 passageiros, movimento considerado “positivo” pela ANA, apesar de só prever volumes de tráfego “interessantes” a partir de 2017/2018″.

O DN acrescentou que “desde que começou a operar, a 13 de abril de 2011, o aeroporto de Beja, realizou, através de sete companhias aéreas, 160 movimentos de aeronaves, entre aterragens e descolagens, sendo 110 de operações “charter” de passageiros, 48 de voos privados/executivos e dois de carga aérea”.

Teixeira Correia

(jornalista)


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