Baleizão (Beja): Sede do clube de caçadores destruída por fogo.
Fogo destruiu a sede de Clube de Caçadores de Baleizão, concelho de Beja, e provoca 100 mil euros de prejuízos. A PJ esteve ontem de manhã do local analisando destroços, para saber se há indícios de crime.
Cerca de 100 mil euros é o valor do prejuízo que um incêndio, que as autoridades suspeitam poder ter tido origem em “mão criminosa”, provocou na noite de domingo, ao destruir por completo a sede do clube de Caçadores de Baleizão (CCB), concelho de Beja.
Eram 22,09 horas, jogava-se o prolongamento da Final do Euro 2016, quando o alerta chegou à central dos Bombeiros Voluntários de Beja.
Por existirem suspeitas de fogo posto, a GNR vedou e interditou o acesso ao local e na manhã de ontem três inspetores da Diretoria de Faro da PJ, estiveram recolhendo provas que visem esclarecer os contornos do caso.
A sede da agremiação, uma casa em madeira, que há anos tinha servido para as aulas dos alunos da Escola Agrária, do Instituto Politécnico de Beja, e que fora oferecida ao CCB, foi um “alvo fácil” das chamas.
Ao clube restaram duas carrinhas, que foram retiradas do telheiro junto à sede, o livro das atas que estava em casa de um diretor e o dinheiro depositado no banco, todo o recheio foi consumido pelo fogo.
Televisão, aparelhos de ar condicionado, computadores, frigoríficos, arcas, louça bilhar e muito mobiliário, foi tudo reduzido a cinzas.
Foi um agricultor de uma propriedade localizada a cerca de 500 metros da sede do CCB, que deu o alerta. Para aproveitar a temperatura mais amena da noite, o homem fazia a desinfestação do seu olival, quando viu as chamas irromperem.
O incêndio terá começado pela cozinha, e antes dos bombeiros chegarem ouviu-se uma explosão, que terá sido de uma garrafa de gaz.
Além da área coberta da sede cm cerca de 300 m2, face ao vento, o fogo propagou-se uma propriedade contígua e ainda ardeu cerca 1,5 hectares de restolho.
No combate ao fogo, estiveram 33 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Beja, Cuba e Serpa, e a GNR, apoiados por 11 viaturas, O incêndio foi dado como dominado cerca de 40 minutos depois do alerta e as operações de rescaldo terminadas às 00,40 horas.
Teixeira Correia
(jornalista)