Barrancos: Sessão comemorativa dos 150 anos da passagem do General Prin (1866).
A Câmara Municipal de Barrancos promove na próxima sexta-feira, uma Sessão Comemorativa sobre os 150 anos da passagem do General Juan Prim por Barrancos.
Segundo descreve o blog “estado de Barrancos, o General Prim esteve em Barrancos, em 21 de Janeiro de 1866 onde, no “sítio denominado de Serro do Calvário”, entregou ao Administrador do Concelho de Barrancos, Sr. Manuel Cláudio Pulido, o seguinte material: 540 carabinas; 588 espadas e respectivos “correanes” (sic); 580 cartucheiras e 559 cavalos do Regimento de Husares, Bailem e Calatrava. Para esta entrega de “armas” o General Prim (Conde de Reus e Marques de los Castilhejos) era acompanhado de doze militares espanhóis.
Para recordar os 150 anos desse acontecimento, o Município de Barrancos, promove na próxima sexta-feira, 19 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Município, uma conferência com o seguinte programa:
18h00: Sessão de abertura, Dr. António Pica Tereno, Presidente da Câmara Municipal de Barrancos
18h20: “O General Juan Prim em Barrancos (1866) – uma retirada estratégica”, General Adelino de Matos Coelho
18h40: “Passados recriados e usos políticos da memória”, Profª. Doutora Dulce Simões
19h00: Descerramento da placa comemorativa dos 150 anos da passagem do General Prim y Prats por Barrancos no “Átrio” dos Paços do Município.
Quem o foi o General Prim
Juan Prim y Prats, nasceu em Reua, em 6 de dezembro de 8814 e morreu em Madrid, em 30 de dezembro de 1870, conde de Reus, marquês dos Catillejos e visconde de Brunch, foi um militar e político liberal espanhol do século XIX que chegou a ser presidente do Conselho de Ministros de Espanha.
Na sua carreira militar participou na Primeira Guerra Carlista e na Guerra de África, onde mostrou relevantes dotes de comando, valor e temeridade. Depois da Revolução de 1868 tornou-se num do homens mais influentes de Espanha do momento, patrocinando a entronização da Casa de Saboya na pessoa de Amadeo I. Morreu assassinado pouco tempo depois.