Beja: Abertura de nova farmácia. Transferência polémica.


Nova farmácia, a nona, vai abrir ao público (Santa Lúcia). A sua transferência de Ferreira do Alentejo para Beja está envolta em polémica.

A transferência da nova unidade farmacêutica de Ferreira do Alentejo (CMFA) para Beja, teve o parecer negativo da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, mas ainda assim o Infarmed terá autorizado essa operação.

Na reunião do Executivo da CMFA de 19 de agosto de 2020, foi analisado um pedido do Infarmed, que depois de analisada, foi deliberado por unanimidade que: “a câmara emite parecer negativo à pretensão”, depois dos Serviços da Divisão Social terem remetido o documento com proposta de “parecer negativo”.

Tudo começou quando o proprietário e dono do alvará da Farmácia Singa, em Ferreira do Alentejo, e também de outra unidade em Pias, ter solicitado ao Infarmed a deslocalização da mesma para Beja, que por sua vez, em 15 de julho de 2020, solicitava o parecer da autarquia sobre o referido pedido.

De acordo com a ata 18/2020 da CMFA, no documento analisado pelo Executivo “os fundamentos desta solicitação prendem-se fundamentalmente com facto de ter existido por parte do proprietário do espaço denuncia do contrato de arrendamento, e não terem até ao momento encontrado espaço disponível que reunisse as condições mínimas para a instalação da farmácia”.

No dia 11 de agosto, o presidente da autarquia, Luís Pita Ameixa, pronuncia-se sobre o assunto e entre outros considerandos, sustenta que na argumentação o requerente “não demonstra a denúncia do arrendamento, nem a impossibilidade de arrendamento de outro local”, defendendo que se o requerente não pretende dar continuidade à gestão da farmácia “pode perfeitamente passar essa gestão a terceiros, eventualmente interessados, por trespasse ou outra figura adequada e aplicável, em vez de a deslocalizar para fora do Concelho”.

Apesar do parecer negativo da Câmara de Ferreira do Alentejo sobre a deslocalização da farmácia, o Infarmed terá tido opinião diferente e vai abrir em Beja.

O Lidador Notícias colocou por mail diversas perguntas ao Instituto sobre o assunto, questionando nomeadamente que: Existindo parecer negativo da CMFA, que razões estão subjacentes à aprovação da autorização por parte do INFARMED para a referida transferência?, não recebeu em tempo útil qualquer resposta.

Farmácias, gasolineiras e supermercados (grandes marcas)

Depois das dez (10) gasolineiras e dos nove (9) supermercados, Beja passa também a ser a “Cidades das Farmácias”. Com a aberta da unidade na Avenida Comandante Ramiro Correia, na ligação da Rotunda do Cemitério ao Hospital e vice-versa, passam a ser nove as farmácias na cidade bejense, não incluindo as parafarmácias existentes em duas superfícies comerciais.

Farmácias já existentes em Beja: Palma (Largo D. Dinis/ Jardim Público), J. A. Pacheco (Praça Diogo Fernandes/ Jardim do Bacalhau), Central (Rua Conde da Boa Vista/ Praça Táxis), Fonseca (Rua de Sousa Porto/ Mira-Serra), J.Delgado (Rua Ramalho Ortigão/ Bombeiros), Oliveira (Rua Zeca Afonso/ frente estacionamento Continente), Santos (Rua Santo André/ próximo Praça de Touros) e Silveira (Rua de Mértola)

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg