Beja: Acidente de trabalho no IP2 fez um morto. É o segundo nas obras da concessão do IP8.
Um homem de 61 anos, natural de Várzea, concelho de Amarante, morreu na tarde de ontem, depois de ter sido atropelado por um camião nos trabalhos de repavimentação no IP2, perto de Beja.
Adelino Miranda Guedes, trabalha na repavimentação de uma faixa do IP2, junto a uma máquina de asfaltar quando foi atropelado por um camião que espalha alcatrão pulverizado. O alerta chegou às autoridades às 13.20 horas e o acidente ocorreu no sentido sul/norte, ao km 360 do IP2, entre os nós de Mértola e Trindade (localidade do concelho de Beja) a cerca de um quilómetro da última das localidades, quando os trabalhadores ouviram gritos de um colega que tinha sido atropelado pelo camião que espalhava o alcatrão.
A vítima, com 61 anos, natural da freguesia de Várzea, concelho de Amarante, foi transportada para o Hospital de Beja, mas acabou por falecer na sequência dos ferimentos. Segundo apurou no local o Lidador Notícias (LN), o homem foi assistido no local, ainda chegou a falar com as equipas de socorro, que ponderaram accionar o helicóptero do INEM, mas a gravidade do seu estado de saúde, fez com fosse fosse estabilizado e transportado para o Serviço de Urgência do Hospital de Beja, onde chegou sem vida.
No local fonte da empresa contactada pelo LN, disse que “não há ninguém disponível para prestar declarações”.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, foram mobilizados para o local uma ambulância e três operacionais dos bombeiros de Beja, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Beja e a GNR.
O diretor da Unidade Local do Litoral e Baixo Alentejo da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Carlos Graça, disse que a instituição abriu um inquérito para averiguar as circunstâncias do acidente de trabalho.
Este foi o segundo caso mortal nas obras do IP8, que liga Sines a Beja, concessão de que faz parte este troço onde se registou o acidente de ontem. No dia 20 de agosto um trabalhador de 54 anos, morreu nas obras do IP8, perto de Figueira de Cavaleiros, concelho de Ferreira do Alentejo, atingido por uma retro-escavadora.
Teixeira Correia
(jornalista)