Beja: Advogado do ativista indiano visitou-o ontem na cadeia.
Foi a primeira visita a Paramjeet Singh, o alegado separatista indiano, detido no passado dia 18 de dezembro, em Faro, na sequência de um mandado de detenção da Interpol.
O advogado Manuel Luís Ferreira, deslocou-se ontem ao Estabelecimento Prisional Regional (EPRBeja) de Beja, ontem visitou o seu cliente, o alegado separatista indiano, Paramjeet Singh, ativista sihk, preso naquele local desde o passado dia 21 de dezembro.
Pamma, como é conhecido o cidadão indiano, 42 anos, aguarda o desenrolar do processo de eventual extradição para o seu país, pelo alegado envolvimento num atentado à bomba e um homicídio, depois de ter sido detido no passado dia 18 de dezembro, em Faro, na sequência de um mandado de detenção da Interpol.
À entrada para o EPRBeja, acompanhada por Isabel Silva Mendes, advogada da Associação de Advogados Sem Fronteira de Língua Portuguesa, Manuel Luís Ferreira disse ao Lidador Noticias (LN) que, “o processo está a decorrer e muito coisa pode acontecer em breve”, não revelando se a República da India, já pediu a extradição do ativista.
Voltando a manifestar-se contra o envio de Paramjeet para o seu país, o advogado reforçou que “reside no Reino Unido, onde tem um regime especial”, lembrando que Portugal está a receber “refugiados de países não europeus”, desafiando as autoridades a “lerem os convênios e as respetivas datas”, concluiu.
Recorde-se que ontem o LN revelou que Manuel Luís Ferreira admitiu “recorrer” para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. O advogado deixou transparecer que o caso não vai ficar resolvido até ao próximo dia 4 de janeiro, data em que termina o prazo de detenção prévia.
Ao entrar no EPRBeja, o advogado garantiu que durante a próxima semana Pamma vai “receber aqui a visita da família”, concluiu.
Recorde-se que na cadeia de Beja, classificada de “media complexidade”, Jeet Singh, como é identificado enquanto preso, tem um regime idêntico a qualquer outro encarcerado. Está numa cela com outros presos, tem os mesmos horários de entrada e saída do habitáculo, recreio e refeições, sendo que a única exceção é o regime alimentar, dado ser vegetariano.
Teixeira Correia
(jornalista)