Beja: Alunos da Escola Secundária Diogo de Gouveia exigem melhores condições.


Um abaixo-assinado está a circular neste momento na Escola Secundaria Diogo de Gouveia, que já conta com dezenas de assinaturas de estudantes revoltados com a situação de falta de financiamento que a escola vive e falta de professores colocados, o que conclui numa sobrelotação de turmas.

No documento enviado ao Lidador Notícias, são apontados alguns exemplos; vários alunos de diferentes turmas e anos tiveram de ficar sentados no chão para conseguir assistir a aulas; turmas ainda sem professores, as quais vão ter exame nacional ainda este ano. São diversos os problemas que vivemos e serão diversas as respostas que daremos!

Este é um abaixo-assinado que irá ter um momento de entrega com vários estudantes presentes mostrando a seu descontentamento!

“Devido a falta de financiamento na Educação levado a cabo por sucessivos governos e sua desresponsabilização do seu dever constitucional, o Ensino Básico e Secundário tem sido alvo de uma degradação material e humana.
Por todo o país há falta de professores, funcionários, materiais, obras, e entre outras situações.

Na Escola Secundária Liceu Diogo de Gouveia, são muitas as dificuldades que sentimos enquanto estudantes devido à falta de financiamento. Neste ano lectivo, continua a existir falta de professores, funcionários e condições materiais, o que levou à decisão por parte da direcção da escola juntar turmas, causando sobrelotação nas aulas.

Existem disciplinas com mais de 30 estudantes, o que vai gerar problemas enormes na aprendizagem da matéria necessária. É impossível um professor conseguir acompanhar e dar resposta a turmas com 30 ou mais alunos, chegando haver aulas com estudantes sentados no chão por não haver espaço para todos,  pondo em causa o futuro e formação individual de cada um.

Este problema tem níveis de gravidade tão grande que há casos de estudantes, que tiveram de ficar de pé durante a aula por não haver lugar para todos!

É necessário que se cumpra o dever do Estado, assegurando as condições necessárias para todos os estudantes poderem aprender de igual forma. Esta situação está a criar desconforto entre os alunos, uma vez que não podem usufruir de uma avaliação contínua, que deveria ser privilegiada

Os estudantes da Escola Secundária Liceu Diogo Gouveia exigem nos termos do artigo 74º, Nº 1 da Constituição Republica Portuguesa. “*Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de
acesso e êxito escolar.**”*

Exigimos :
Mais financiamento para a escola, possibilitando assim que se colmatem os problemas mais imediatos;
Mais professores para possibilitar redução do número de estudantes por turma;
Redução imediata das turmas com 30 ou mais estudantes;
Mais condições materiais.


Share This Post On
468x60.jpg