Beja: ANA revela que “aeroporto deixou de ter interesse para voos regulares”.


A notícia tinha sido revelada ontem pelo Jornal de Notícias (JN), mas hoje o Opção Turismo, jornal online de turismo destinado a profissionais, da um maior destaque ao assunto, sustentando que nenhuma empresa aérea “mostrou interesse em utilizar o aeroporto e Beja e em efectuar operações de transporte de passageiros.

BEJA- Aeroporto_800x800“Nenhuma companhia aérea de voos regulares mostrou interesse em usar o aeroporto de Beja, porque a suspensão da maioria dos projectos turísticos previstos para o Alentejo “eliminou a relevância” do transporte de passageiros na infraestrutura”. Quem o afirma é a ANA Aeroportos de Portugal.

Recorde-se que o aeroporto de Beja, que resulta do aproveitamento civil da Base Aérea n.º 11 e custou 33 milhões de euros, começou a operar há quatro anos, a 13 de Abril de 2011, mas, desde então, apesar de aberto, tem estado praticamente vazio e sem voos e passageiros na esmagadora maioria dos dias.

A suspensão de grande maioria dos investimentos no Alentejo determinou, naturalmente, a eliminação da relevância da componente de transporte de passageiros no aeroporto alentejano, reconheceu.

Face a essa situação e ainda segundo a ANA, nenhuma empresa de transporte aéreo regular manifestou uma intenção séria de utilizar o aeroporto de Beja e as operações de transporte de passageiros.

No entanto, o aeroporto de Beja continua a ser usado pela aviação executiva, estando em curso contactos com empresas de transporte aéreo, em especial não regular.

No ano passado, segundo dados da ANA, o aeroporto de Beja processou, nos primeiros três anos de vida, 6.624 passageiros e realizou 245 movimentos de aeronaves, sendo a maioria de operações charter não regulares.

A ANA salienta que vai continuar a promover o aeroporto de Beja em todas as vertentes, não sendo, de momento, necessários novos investimentos, que só surgirão quando estiver esgotada a capacidade actual.


Share This Post On
468x60.jpg