Beja: Animais envenenados. GNR e MP chamados a intervir.
Dois animais, um cão e um gato, apareceram mortos num monte perto do Alcoforado (Beja), ao que tudo indicam envenenados. A GNR e o Ministério Público foram chamados a intervir.
Militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SPNA) e das equipas cinotécnicas de deteção de veneno, incluídas no projeto LIFE Imperial, do Comando Territorial de Beja da GNR, foram ontem chamadas para investigar o envenenamento de dois animais.
O caso ocorreu num monte localizado perto do lugar de Alcoforado, nos arredores de Beja, tendo sido detetados um cão e um gato mortos, ao que tudo indica por envenenamento.
Após as análises aos cadáveres, o GNR informou o Ministério Público que considerou o caso como crime público e mandou recolher os animais e envia-los para A Universidade Veterinária, em Lisboa, para serem analisados.
Carlo Chícharo vive no monte com a mulher há cerca de oito meses e anteriormente já tinha desaparecidos 4 cães, cujos cadáveres nunca foram encontrados.
“A situação é muito estranha e como desta feita o cão apareceu morto, decidi chamar as autoridades. Tudo aponta para que tenha sido utilizada a mesma substância”, revelou Carlos ao JN.
O Capitão Pedro Ribeiro, porta-voz do Comando de Beja da GNR, justificou que o SEPNA, “assume a ocorrência” e os binómios fazem “a batida ao local para procurar o isco envenenado e chegar ao eventual autor dos crimes”, rematou.
Teixeira Correia
(jornalista)