Beja: Antigas instalações do Banco de Portugal de novo à venda.
As antigas instalações do Banco de Portugal, em Beja, estão de novo à venda. o anúncio foi publicado ontem num jornal diário e os interessados podem apresentar propostas até ao próximo dia 3 de março.
Fechado desde 31 de dezembro de 1992, faz 25 anos no final de 2017, as instalações do antigo Banco de Portugal, localizado no Largo D.Nuno Álvares Pereira, em Beja, estão de novo à venda. As traseiras do edifício têm também acesso para o chamado Jardim do Tribunal. Às antigas instalações, junta-se também o terreno contiguo, tem tem acesso também para as duas artérias.
O anúncio de venda foi publicado ontem num jornal diário e prevê a apresentação de propostas em carta fechado até às 16,30 horas do próximo dia 3 de março. A publicação refere que o ano de inscrição na matriz é 1970, a área de construção é 1.436 m2 e 92 m2 de logradouro, enquanto a área do terreno contíguo é de 250 m2.
O Banco de Portugal faz saber que se reserva o direito de não vender, “se as condições oferecidas não corresponderem aos seus interesses”.
Em março de 2011, o Correio Alentejo, revelava que “a cidade de Beja vai ter até final deste ano uma Loja do Cidadão”. O jornal justificava o facto com “a garantia é do presidente da Câmara Municipal, Jorge Pulido Valente, que tem estado a trabalhar no processo juntamente com o governador civil de Beja, Manuel Monge, e com responsáveis da Agência para a Modernização Administrativa (AMA)”.
O autarca pretendia ver o serviço instalado nas antigas instalações do Banco de Portugal (BdP) na cidade, na zona das Portas de Mértola, dado considerar a localização “excelente” e por esta ser uma forma de fazer com que o edifício não continue “meio abandonado”. Contudo, o processo ficou “emperrado” devido à indisponibilidade manifestada pela administração da instituição em arrendar o espaço.
Agência do Banco de Portugal, em Beja, no Alentejo: https://www.youtube.com/watch?v=eB3apeJPaJI
Teixeira Correia
(jornalista)