Beja: Assembleia Municipal condena ataque à Ucrânia.


Reunida na passada segunda-feira, a Assembleia Municipal de Beja aprovou por unanimidade, uma Moção de condenação do ataque militar da Rússia contra a Ucrânia e solidariedade para com o povo ucraniano.

A Assembleia Municipal de Beja condena veementemente toda e qualquer violação do direito internacional e direitos humanos. No século XXI, as soluções pacíficas e diplomáticas são aquelas que melhor defendem as pessoas e a prosperidade e crescimento dos países.

Assim, a invasão e o ataque militar da Rússia à Ucrânia configuram uma violação à integridade deste país, consagrada no direito internacional e uma agressão aos valores da nossa civilização. Só o quadro do direito internacional, dos acordos internacionais anteriormente estabelecidos, a retoma imediata do caminho da diplomacia e das resoluções pacíficas podem ser o caminho para o futuro pacífico e próspero dos povos.

Saudamos a atuação do Governo português por rapidamente ter acionado um plano de evacuação dos portugueses residentes na Ucrânia e por dar instruções às nossas missões diplomáticas para que emitam vistos na hora para todos os que fugindo da guerra procurem abrigo e segurança no nosso país. Reiteramos a mensagem do nosso primeiro-ministro de que estamos prontos a acolher e apoiar aqueles que decorrentes destes atos de violência viram as suas vidas dilaceradas e manifestamos a nossa solidariedade a todo o povo Ucraniano.

Assim, a Assembleia Municipal de Beja, reunida a 28 de fevereiro de 2022 delibera:

  1. Condenar veementemente a invasão e o ataque militar da Rússia contra a Ucrânia, por violação do direito internacional;
  2. Apelar à paz, à segurança e ao respeito pelo direito internacional, sendo a via diplomática a única solução aceitável na resolução de conflitos, procurando soluções que salvaguardam as preocupações, interesses e direitos de todas as vítimas envolvidas no conflito;
  3. Solidarizar-se com o povo ucraniano, com a comunidade ucraniana imigrada em Portugal e, particularmente, com os cidadãos ucranianos e seus descendentes a residir no concelho de Beja, que são parte integrante da nossa comunidade, e manifestar também a solidariedade com o povo russo que se vê envolvido também neste conflito;
  4. Cumprir 1 minuto de silêncio em memória das vítimas deste conflito.

A Moção de Condenação do ataque militar da Rússia contra a Ucrânia e de Solidariedade para com o povo Ucraniano, apresentada pelo Partido Socialista e pelo Movimento Consigo Beja Consegue na Assembleia Municipal e durante a reunião a CDU associou-se a esta iniciativa e a Moção foi aprovada por unanimidade.


Share This Post On
468x60.jpg