Beja: Assembleia Municipal reúne hoje. Aprovação do empréstimo da EMAS em análise.


A Assembleia Municipal de Beja (AMB) reúne hoje em sessão ordinária, a primeira, segundo o Regimento, após as Eleições Autárquicas ganhas pelo PS, a ser convocada e presidida por Fernando Romba.

A reunião magna municipal, marcada para as 18,00 horas de hoje, a realizar no Salão Nobre do antigo Governo Civil, é a quinta e última do ano, e a primeira após o ato eleitoral de 1 de outubro, onde o PS conquistou a maioria na Câmara Municipal, mas, que deverá ser a primeira e última presidida pelo socialista Fernando Romba que em janeiro vai assumir o cargo de Secretário Executivo da CIMBAL.

Na Assembleia Municipal, as eleições deixaram PS e CDU iguais em membros eleitos pelo colégio eleitoral do município e pelos presidentes de juntas de freguesia e das juntas das uniões de freguesia, 15 cada. Os restantes três integrantes são os eleitos do PSD e BE e  presidente da Junta de Freguesia de São Matias.

Dos pontos constantes da Ordem de Trabalhos, aquele que vai certamente merecer maior discussão e controvérsia será, depois dos comunicados públicos dos dois últimos dias sobre a situação financeira da EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, EM, apesar do assunto ser para conhecimento da assembleia, e que tem a ver com  a contratação de empréstimo de médio e longo prazo para financiamento de infraestruturas previstas em Plano Plurianual de Investimentos para a empresa.

Recorde-se que na reunião de Câmara do passado dia 15 de novembro, onde o Lidador Notícias esteve presente, foi aprovado por unanimidade a contratação de um empréstimo no valor de 2,5 milhões de euros, que tinha sido apresentado na reunião do Executivo no passado dia 9 de outubro, destinado a satisfazer compromissos assumidos com empréstimo de curto prazo e empreitadas em curso”.

Outros assuntos que merecerão o interesse dos integrantes da AMB, tem a ver com as aprovações das propostas de fixação de impostos municipais a aplicar em 2018 – IMI, Derrama e IRS, remunerações dos Administradores executivo e não executivo da EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, EM e remuneração do Revisor Oficial de Contas da EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, EM.

Ponto importante que deverá ser pacifico é a proposta de aprovação do Regimento da Assembleia Municipal para o mandato 2017/2021, que permitirá que Fernando Romba possa depois renunciar ao cargo.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg