Beja: BA 11 alberga 1700 militares de dez países que participam no exercício EATT16.


Portugal providencia treino tático a forças europeias. Na Base Aérea 11, em Beja, 1700 militares qualificam-se para teatros operacionais.

BEJA- Exercício_800x800A Força Aérea Portuguesa realiza o exercício multinacional European Air Transport Training 2016 (EATT16), no âmbito do programa de exercícios de Aeronaves de Transporte Aéreo Tático da Agência Europeia de Defesa (EDA), entre os dias 19 de junho e 1 de julho na Base Aérea N.º11, em Beja.

Neste exercício participam as Forças Armadas Portuguesas e forças da Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Lituânia, Holanda, Polónia e do Reino Unido, num total de 1700 militares e ainda como países observadores o Brasil e a Bulgária, os quais ficarão sediados na Base Aérea Nº11, em Beja, estando as suas ações planeadas para o interior Centro/Norte de Portugal Continental.

O objectivo global do #EATT2016 é obter um elevado nível de interoperabilidade entre as aeronaves de transporte aéreo dotando as suas tripulações das qualificações necessárias à realização de operações táticas nos atuais teatros internacionais.

Ao longo dos últimos anos, a Força Aérea tem vindo a ser requisitada a organizar, coordenar e a realizar exercícios multinacionais de grande dimensão. Destaca-se a série de exercícios HOT BLADE em 2012, REAL THAW, EATT, TRIDENT JUNCTURE, tendo-se concretizado pelo menos um evento por ano.

Devido à competência dos militares envolvidos, à sua capacidade de organização, ao espaço aéreo disponível, à meteorologia, mas acima de tudo, ao tipo de treino proporcionado (conceito), único na europa, a EDA tem vindo a demonstrar interesse, que a FA organize não só mais exercícios, mas como também realize outro tipo de eventos onde se privilegie formação avançada às tripulações.


Share This Post On
468x60.jpg