BEJA: Câmara exige medidas de segurança no km 66,5 da EN121.
A Câmara Municipal de Beja, já solicitou à EP-Estradas de Portugal, intervenção no km 66,5 da EN 121. No ano passado no local registaram-se quatro acidentes. Empresa pública não responde às solicitações autárquicas.
Desde Julho do ano passado que a Câmara de Beja, vem exigindo das Estradas de Portugal (EP) a tomada de medidas que “minimizem” a ocorrência de acidentes no quilómetro 66,5 da Estrada Nacional 121 (EN), na ligação Beja/ Lisboa, próximo da localidade de Beringel, ainda no concelho alentejano.
Nove feridos graves e dois ligeiros, nove automóveis, um camião-betoneira e um camião com reboque danificados são o resultado de quatro acidentes que se verificaram naquele local.
A existência de uma saída à esquerda para um caminho rural, no sentido Sul/ Norte, que serve explorações agrícolas, leva os condutores a parar no eixo da via, provocado os acidentes, com embates traseiros entre os envolvidos.
Numa reunião da Comissão Municipal de Trânsito datada de 30 de Julho de 2014, foi “exigida” a pintura de um traço contínuo, o que à data ainda não se verificou.
O registo dos acidentes levou a edilidade a enviar, em 17 de Dezembro passado, um mail a Luís Pinelo, Gestor Regional das Estradas de Portugal, a solicitar que “a situação fosse avaliada” e questionava a possibilidade de “a curto prazo fossem melhoradas as condições de segurança no local”, mas a EP ainda não deu qualquer resposta.
A criação de uma entrada desnivelada na berma direita, com uma meia rotunda e entrada frontal para o caminho rural seria a solução ideal, por acabar com a paragem no eixo da via e permitir melhor visibilidade aos condutores.
O Lidador Notícias procurou explicações junto da Delegação de Beja da EP, tendo sido recomendado o contacto com o Departamento de Comunicação e Imagem, em Almada, mas, até ao fechado desta edição não houve qualquer resposta.
ACIDENTES EN 121- KM 66,5
12 de Julho
Um automóvel ligeiro de passageiros (Seat Ibiza) bateu na traseira de outro (BMW Série 1) e provocou quatro feridos, dois graves e dois ligeiros. O condutor que esteve na origem do despiste dos dois carros acusou uma taxa de alcoolémia de 1,51 gramas/ litro de sangue, mas ainda assim retirou as duas crianças, de 1 e 5 anos, que viajavam com os pais no segundo carro.
19 de Julho
A desatenção da condutora de um dos veículos, que não se terá apercebido que a viatura da frente ia mudar de direcção, originou um embate que envolveu quatro viaturas e provocou três feridos graves, duas mulheres e um homem.
29 de Setembro
Dois feridos graves, dois homens de 26 e 50 anos, que foram transportados para o Hospital de Beja, foi o resultado do embate de um camião betoneira e bomba de betão na traseira de um ligeiro de passageiros, Renault Clio, que transportava quatro pessoas. Tudo indica que o Clio, estava parado no eixo da via no sentido Sul/ Norte, para virar à esquerda, quando o camião, que seguia no mesmo sentido, embateu na traseira do ligeiro, atirando-o para uma valeta.
11 de Novembro
O acidente ocorreu no ponto mais negro das estradas do distrito, no sentido Sul/ Norte, quando um camião de matrícula espanhola saiu da estrada, segundo o condutor para “evitar um acidente muito grave” e ao regressar ao asfalto a carga cedeu e arrastou consigo o pesado.
O condutor da viatura, não se terá apercebido que estava um ligeiro de passageiros parado no eixo da via para virar à esquerda e para não bater na viatura que seguiam à sua frente e arrastar mais três que estavam em fila.
BALANÇO DOS ACIDENTES
Nove feridos graves e dois ligeiros, nove automóveis e um camião-betoneira e um camião e reboque danificados são o resultado de três acidentes que se verificaram nos últimos tempos no quilómetro 66,5 da Estrada Nacional 121 (EN 121), entre Beja e Beringel, no concelho de Beja.
Teixeira Correia
(jornalista)