Beja: Carro de deputado do PS, Pedro do Carmo, arde no IP2. Seguia com mulher e filhos menores.
Pedro do Carmo, mulher e filhos menores escapam ilesos a incêndio que reduziu a “ferros” a viatura onde viajavam, O incêndio ocorreu no IP2, entre as rotundas da BA 11 e do Campo de Tiro, já batizado pelos automobilistas como o “Troço da Lata”.
Um curto-circuito terá estado na origem de um incêndio que na manhã de ontem consumiu por completo o automóvel ligeiro de passageiros, do deputado do Partido Socialista (PS) eleito por Beja, Pedro do Carmo, que viajava com a mulher e os dois filhos, uma rapariga com 12 anos e um rapaz com 8 anos, tendo todos saído ilesos do incidente.
O sinistro ocorreu às 09,30 horas no Itinerário Principal (IP) 2, a cerca de 3 quilómetros de Beja entre as rotundas da BA11 e do Campo de Tiro, onde já ocorreram mais de duas dezenas de acidentes, uma vez que as obras continuam por concluir.
Na companhia de Pedro do Carmo seguiam a mulher e os dois filhos menores, que saíram da viatura, um monovolume Citroen, sem sofrer qualquer ferimentos, acabando por assistir na estrada ao consumir da viatura pelas chamas, que rapidamente reduziram o automóvel a um “esqueleto de metal”.
O deputado e antigo presidente da Câmara de Ourique, vila onde reside, deslocava-se com a família para Moura, sentido Sul/ Norte, para marcar presença no Congresso da Federação do Baixo Alentejo do PS, onde foi reeleito presidente da estrutura socialista.
Ao JN, Pedro do Carmo, diz que tudo “aconteceu numa fração de segundos”, descrevendo que “cheirou a queimado e apareceram as chamas. Encostei à berma e saímos todos do carro: O resto ? Foi doloroso assistir ao incêndio e nada poder fazer”, disse desalentado. O deputado não tinha a viatura segura contra todos os riscos.
Apesar do incêndio nada ter tido a ver com a falta de conclusão das obras no troço das duas rotundas do IP2, Pedro do Carmo tinha recentemente questionado o Governo do seu partido, sobre o final das mesmas.
O trânsito esteve condicionado durante cerca de duas horas, até se proceder à remoção da viatura e à lavagem do piso, fazendo-se a circulação de forma alternada, por uma das faixas.
No local estiveram oito operacionais dos Bombeiros de Beja, Destacamento de Trânsito e Territorial da GNR e Estradas da Planície.
Teixeira Correia
(jornalista)