Beja: Casal de Salvada morreu em acidente em 2015. Condutora acusada de homicídio por negligência.
Condutora, 24 anos, acusada de dois crimes de homicídio por negligência. Em julho de 2015, casal de 55 anos, residente em Salvada, morreu em acidente, a caminho da férias mo Algarve.
O Ministério Público (MP) de Beja, acusou uma cidadã portuguesa, 24 anos, residente em Serpa, condutora de um veículo ligeiro de passageiros, por ter provocado um acidente, em veio a falecer um casal, ambos com 55 anos, de dois crimes de homicídio por negligência.
Aquilo que era o início de umas férias em Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António, tornou-se num pesadelo para a família Ramos, residente em Salvada, concelho de Beja, já que marido e mulher morreram no despiste da viatura onde seguiam.
O acidente ocorreu no dia 19 de julho de 2015, ao quilómetro 62, na Estrada Nacional (EN) 122, perto do monte do Álamo, concelho de Mértola, na ligação a Vila Real de Santo António, quando a viatura, um BMW, conduzido por Francisco Ramos, acompanhado da mulher, fazia a ultrapassagem de outro ligeiro de passageiros, conduzido pela arguida, que por seu turno, iniciou a ultrapassagem a uma terceira viatura.
Ao fazer a ultrapassagem a condutora não viu que na faixa da esquerda já circula o veículo conduzido por uma das vítimas, que recebeu um embate lateral, saiu da estrada e foi enfaixar-se um eucalipto, a mais de 60 metros do local do embate. Francisco e Maria Palma Ramos, ficaram encarcerados e tiveram morte imediata.
Numa viatura um pouco mais atrás, seguia um dos filhos do casal, acompanhado da mulher, tendo sido o rapaz a dar o alerta às autoridades.
Segundo o MP, a condutora iniciou a manobra que causou o acidente, “aleando-se do trânsito que circula na faixa de rodagem, não cuidando de saber que Francisco Ramos circulava naquela via”, acabando o casal por morrer “em consequência direta do embate” acima descrito.
O julgamento realiza-se no Tribunal de Beja no início do próximo mês de maio e os filhos do casal, constituíram-se assistente no processo.
Teixeira Correia
(jornalista)