Beja: CDU afirma que fatura da água aumento. PS refere que água não aumenta.
Em comunicado a CDU acusa a maioria PS de ter aprovado um aumento da fatura da água para as autarquias e para os munícipes. Os socialistas refutam e dizem que a água não aumenta.
A decisão foi tomada na reunião de Câmara realizada no passado mês de Dezembro e aprovada com os votos favoráveis da maioria PS e os votos contra dos vereadores da CDU, que justificam que o aumento “será levado a cabo por via da componente de água de abastecimento e por via do aumento tarifário da componente de águas residuais”.
Os comunistas sustenta que este aumento para as autarquias (Câmara e Juntas de Freguesia) “irá ter um impacto significativo nas contas da EMAS possibilitando, tendo em consideração os consumos médios dos últimos 4 anos, uma variação na receita de cerca de 335.000€”.
No documento os vereadores da CDU justificam que “no que respeita ao aumento do tarifário da componente de águas residuais a EMAS justifica o aumento tarifário com o aumento dos custos associados à AgdA, alegando que se prevê para 2019 o início da faturação relativa às ETAR de Beja, Santa Clara do Louredo e Santa Vitória, situação que estranhamos e que é necessário esclarecer”.
Ao Lidador Notícias o presidente da Câmara de Beja, justificou que “a componente água não aumenta”, acrescentando que “para os consumidores aumenta a componente saneamento”, deixando a garantia que “em breve explicaremos com valores e razões”, rematou.
Teixeira Correia
(jornalista)