Beja: Centenas de metros de cabos metálicos, presumivelmente furtados, desfiados e abandonados.
O Lidador Notícias descobriu vários cabos metálicos, definidos como materiais não preciosos, que foram cortados e depois de desfiados foram abandonados em local pouco acessível.
No terreno existente entre o Bairro das Pedreiras e a “Cidade Columbófila”, anexo ao Parque de Materiais da Câmara Municipal de Beja, o Lidador Notícias (LD) descobriu várias centenas de metros de cabos metálicos, cortados em tiras de 4/5 metros. Os cabos foram abertos e sacada a secção em cobre, a mais valiosa, e depois abandonados em local de difícil e inusual acesso a pessoas, para eventualmente não serem descobertos.
Pela apresentação dos despojos dos cabos e o local onde foram deixados, aparentam ter sido furtados e depois abandonados em sítio onde não viessem a ser encontrados.
O local fica a alguns metros de um caminho de terra batida entre o Parque de Materiais e um monte privado, não sendo visíveis a quem passa, já que estão a certa de 20/ 30 metros da via.
Este tipo de furtos em muito comum em zonas rurais, o que poderá ter sucedido e intencionalmente deixados longe dos olhares de “curiosos”.
O local é da responsabilidade da Polícia de Segurança Pública, desconhecendo o LD se o assunto é do conhecimento das autoridades e se estará a ser investigado.
O último caso de furto de materiais não preciosos aconteceu no passado dia 9 de abril em Vidigueira, tendo a GNR detido e constituídos arguidos dois indivíduos, de 17 e 54 anos, pela prática daquele tipo de crime.
Teixeira Correia
(jornalista)