Beja: Centro de Paralisia Cerebral apresentou Calendário Solidário.
António Zambujo e Bruno Ferreira, são os padrinhos do Calendário Solidário apresentado ontem à noite pelo Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB). Cada exemplar custa 5 euros que se destinam à aquisição de um elevador de transferência para o Picadeiro da Horta de Todos do CPCB.
“Abraça o meu Sonho” assim se chama o calendário que o CPCB desenhou, um projeto a várias mãos que ilustra os sonhos de 12 utentes das valências da Instituição e que resultou de 12 sessões fotográficas em cenários que dão cor, vida e movimento ao sonho de cada um dos participantes.
A apresentação do calendário foi protagonizada, de forma solidária, por LuÃsa Castro e Brito, a filha do falecido Manuel Castro e Brito, que destacou a “importância do trabalho que a instituição desenvolve na região”.
O humorista Bruno Ferreira que em seu nome e de António Zambujo  que destacou o facto de que “tudo o que se faz em Beja ainda é mais importante”, deixando o repto aos presentes para que “neste Natal ofereçam um calendário, ofereçam solidariedade”, concluiu.
Roberto Aires, o fotógrafo responsável pela elaboração da recolha fotográfica, deixou um elogio aos pais dos utentes do CPCB “que são verdadeiros heróis todos os dias pelo seu grande empenho”.
A finalizar Francisca Guerreiro, a presidente do CPCB, deixou a mensagem de que “os bons momentos são compartidos com todos e é o que o Centro de Paralisia que fazer”, e emocionada dirigiu-se aos utentes da instituição e disse: “aos sonhadores, que são todos vocês, os nossos utentes, prometo que vamos fazer tudo para concretizar os vossos sonhos”, rematou.
O Centro de Paralisia Cerebral de Beja tem 22 utentes no lar residencial, mas mais de 500 famÃlias de todo o distrito são apoiadas mensalmente pela instituição. Cada mês do calendário representa o sonho de cada um dos doze utentes de diversas localidades.
Teixeira Correia
(jornalista)