Beja: Denúncia de sarna no 4º piso do Hospital. Administração nega.
Uma denúncia deu conta da existência de sarna no 4º piso do Hospital de Beja, que atingiu enfermeiros. A administração do Hospital de Beja confirmou a existência de lesões cutâneas, mas, não tratar-se de sarna.
A administradora do Hospital de Beja, Margarida da Silveira, confirmou ao Lidador Notícias (LN) ter existido um surto de lesões cutâneas em funcionários da unidade, mas diz que não se tratou de sarna (escabiose).
“Desde o início da semana que surgiram lesões cutâneas em profissionais de enfermagem no 4º piso, Medicina, do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja”. A denúncia foi feita ao LN, por um enfermeiro daquela unidade hospitalar que solicitou o anonimato.
Segundo aquele profissional, o caso foi reportado pelo enfermeiro-chefe do piso ao Serviço de Medicina no Trabalho do hospital, “existindo a desconfiança que possa tratar-se de um surto de sarna (escabiose)”, justificou.
“Aquele serviço tomou conta da situação e está a fazer análises, para chegar a uma conclusão, sobre as razões das lesões reportadas pelos enfermeiros”, assegurou a nossa fonte.
Por escrito, a administradora nega a escabiose, acrescentando que foram tomadas as medidas adequadas e que atualmente não existe qualquer profissional com queixas ou lesões, não havendo doentes afetados.
O LN contatou Edgar Santos, dirigente no Alentejo do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que justificou que teve conhecimento do caso através “do alerta de associados”, tendo de imediato “questionado por escrito” o Diretor de Enfermagem, que é membro do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), mas “não obtivemos até ao momento quaisquer explicação”, rematou.
O dirigente sindical afirmou “desconhecer” se o caso “foi ou não reportado” à Delegada Regional de Saúde, por ainda estar a ser “tratado a nível interno” para apurar as razões das lesões cutâneas surgidas. Apesar do contato telefónico, não foi possível obter qualquer explicação por parte de Felicidade Ortega.
Teixeira Correia
(jornalista)