Beja: Deputado Pedro do Carmo defendeu aeroporto como alternativa ao congestionamento do de Lisboa.
Pedro do Carmo, deputado socialista eleito por Beja, promoveu uma iniciativa parlamentar, também subscrita por Norberto Patinho, eleito do PS por Évora, com a apresentação de uma pergunta ao governo sobre o congestionamento do Aeroporto de Lisboa e a possibilidade do Aeroporto de Beja ser dinamizado como alternativa.
O Deputado do PS sustentou ainda que “considerando que qualquer solução complementar ao Aeroporto Internacional Humberto delgado em Lisboa precisa de tempo para a sua concretização, não pondera o governo criar as condições para um maior aproveitamento do Aeroporto de Beja nestas circunstâncias e de forma estruturada e sustentável?”.
Pedro do Carmo relembrou que em janeiro de 2016, aquando da divulgação do plano de investimentos da ANA Aeroportos de Portugal manifestou estranheza pela ausência de qualquer referência ao Aeroporto de Beja.
O eleito mencionou na pergunta parlamentar que a NAV-Navegação Aérea de Portugal E.P.E. – empresa responsável pelos serviços de controlo de tráfego aéreo – reconheceu a 21 de outubro que os atrasos nos voos do aeroporto de Lisboa podem tornar-se mais frequentes devido aos constrangimentos do espaço aéreo e que já na semana anterior a APCTA, Associação dos Controladores do Tráfego Aéreo, avisara que a capacidade de resposta no espaço aéreo em Lisboa está perto do limite.
A partir destas constatações, o Deputado Pedro do Carmo, como eleito pelo círculo eleitoral de Beja, sustentou a importância da infraestrutura aeroportuária baixo alentejana como alternativa a Lisboa num contexto de expansão do turismo em Portugal, da realização de grandes eventos internacionais e do aproveitamento sustentado das potencialidades do Baixo Alentejo.
“É nosso entendimento que a importância da infraestrutura supera o mero contributo para o desenvolvimento regional, constituindo-se como um polo de dinamização económica nacional, com potencialidades de reforço das exportações, nomeadamente dos produtos agroalimentares, de captação de divisas através do turismo e de competitividade tecnológica e aeronáutica do País.
Sempre defendemos ser primordial que o Aeroporto de Beja constasse do Plano Estratégico de Transportes e manifestámos, no quadro do processo de privatização da ANA Aeroportos, sérias reservas quanto ao modelo geral da privatização e ao modelo específico, por não incluir obrigações concretas para o aproveitamento e para o desenvolvimento do Aeroporto de Beja pelo comprador da empresa.
Decorridos estes anos, mantemos a inabalável convicção do valor e da oportunidade do projeto do Aeroporto de Beja para o desenvolvimento regional.”.