Beja (Distrito): 24 de março-Dia do Estudante, “Dia de Luta”.


Dia 24 de março é o dia do Estudante, que este ano comemora os seus 55 anos. Este dia marca as lutas que os estudantes fizeram durante o fascismo em defesa das suas Associações de Estudantes, da democracia e da liberdade.

Segundo um comunicado emitido pela Associação de Estudantes da Escola Secundária de Moura (AEESM), esta sustenta que “aos dias de hoje, o 24 de Março deve ser comemorado com luta porque muitos são os problemas que ainda enfrentamos nas nossas escolas”.

No documento são depois “desfiados” uma série de considerados sobre as razões que levam ao protesto. “Fruto dos cortes e da falta de investimento financiamento crónico na educação levados a cabo por por parte de sucessivos governos que aplicam há décadas da política de direita em Portugal, hoje, os estudantes deparam-se com uma enorme falta de condições materiais e humanas nas escolas”.

“No nosso distrito e no nosso concelho são inúmeras as escolas com brutais insuficiências: a falta de funcionários e professores: o custo dos manuais escolares e outros materiais; e a degradação de diversas escolas que necessitam obras como é o caso da Escola Secundária de Serpa e Ourique, até mesmo a Escola de Castro Verde que ainda tem telhados de Amianto; são constantes nas escolas básicas e secundárias do distrito e do país; problemas nos transportes e deslocações para as escolas, como é o caso do Transporte dos estudantes de Moura que tem grandes insuficiências, estudantes que apresentam dificuldades em deslocar-se até a escola, devido ao preço do passe, sendo que uma vez mais o preço aumentou da rodoviária e ainda continua a ser insuficiente o apoio dos sucessivos Governos em relação ao passe escolar, além dos  maus e poucos horários e falta de carreiras; Invarialmente, na  injustiça que são dos exames nacionais e dos momentos pontuais de avaliação em detrimento da prejudicando cada vez mais a avaliação contínua. Além destes problemas, é possível acrescentar a falta de financiamento nos cursos profissionais, tendo consequências materiais, pagamento em atraso de subsídios, pagamento do subsídios de estágios e a forte carga horária”.

Por estas e outras razões, mais de 30 foram dezenas de Associações de Estudantes de por todo o país e do nosso distrito, unem-se para que este dia 24 de Março seja que se uniram para este dia de luta pela escola que temos direito!

  • Concelho de Moura: Escola Secundária e Profissional de Moura
  • Concelho de Serpa: Escola Secundária de Serpa
  • Concelho de Ourique: Escola 2+3 de Ourique
  • Concelho de Beja: Escola Santiago Maior, Escola Básica Santa Maria, Escola Secundária Liceu Diogo Gouveia, Escola Secundária D. Manuel
  • Concelho de Castro Verde: Escola Secundária de Castro Verde

A AEESM remata justificando que “Não deixaremos este dia cair no esquecimento, assinalando-o, por todo o país, pela escola a que temos direito e, acima de tudo, por ser este o nosso dia!


Share This Post On
468x60.jpg