Beja: Dois cadastrados em fuga apanhados à entrada da cidade. E sete em superfície comercial
A tarde de ontem foi agitada para as forças de segurança em Beja. A GNR deteve à entrada da cidade, na EN 18, junto à rotunda do Penedo Gordo, dois cadastrados em fuga do Algarve. Por seu turno a PSP deteve numa superfície comercial, sete cidadãos romenos, cinco homens e duas mulheres.
Dois indivíduos cadastrados, com idades entre os 48 e os 54 anos, residentes em Setúbal foram detidos ontem, pouco passava das 16,00 horas, na Estrada Nacional 18, que liga Aljustrel a Beja, a cerca de 1 quilómetro da entrada desta cidade, por militares da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Os dois homens sob quem pendiam mandados de detenção, por processos a correr em investigações do Comando Territorial de Setúbal da GNR, vinham em fuga do Algarve, onde protagonizaram diversos furtos no interior de viaturas.
Para escaparem às autoridades, tudo indica que os indivíduos tenham deixado as principais vias rodoviárias, A2 e IC1, na zona de Castro Verde, dirigindo-se a Aljustrel, acendendo depois a Beja.
Alertados para o fato, a GNR bloqueou o trânsito no IP2, junto à rotunda que da acesso à EN18 e fez uma barragem à entrada da cidade e solicitou a colaboração da PSP, no sentido de travar a possível entrada dentro de Beja.
Vendo-se cercados, os foragidos tentaram entrar num caminho de terra batida, para fugir às autoridades. No entanto a pronta intervenção dos militares, levou a que os dois homens se entregassem sem qualquer tipo de reação.
Uma testemunha ocular disse ao JN que “os guardas saíram de armas em punho, apontadas aos dois homens, que se entregaram sem oferecerem resistência”, tendo a mesma fonte assegurado que foi um “aparato enorme no local”, cujo desfecho foi “muito rápido”, concluiu.
De acordo com fonte da Guarda, como os fatos em investigação “ocorreram em Setúbal, os homens vão ser entregues aquele comando”, referiram.
Na mesma altura e a cerca de 500 metros do local onde a GNR fazia as duas detenções, agentes das Esquadras de Investigação Criminal e de Intervenção e Fiscalização (no foto), detinham sete cidadãos de nacionalidade romena, cinco homens e duas mulheres.
Os integrantes do grupo tinham entrado numa superfície comercial para fazer compras, quando foram detidos, algemados e conduzidos para interrogatório.
Segundo foi possível apurar o grupo estará envolvido nos furtos a residência e cafés, ocorridos nas últimas duas semanas em Beja.
Teixeira Correia
(jornalista)