Beja: Duas “mulas” condenadas a 13 anos de prisão.


Dois indivíduos foram condenados a 13 anos de prisão por tráfico de estupefacientes. Definidos como “mulas”, transportavam no estômago, desde Marrocos, 196 bolotas de haxixe.

BEJA- Prisão_800x800Dois correios de droga, as denominadas “mulas”, de nacionalidade portuguesa com residência no Alto Seixalinho, concelho do Barreiro, foram ontem (quarta-feira) condenados por um Coletivo do Tribunal de Beja a 13 anos de prisão, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

António Fernandes, 50 anos, em prisão preventiva, foi condenado a 7 anos e 6 meses, enquanto que Paulo Fernandez 38 anos, ouviu serem-lhe aplicados 5 anos e 6 meses, continuando sujeito a apresentações periódicas às autoridades na área de residência, proibição de se ausentar do país e de contatar com o outro arguido.

Os dois homens foram detidos pela GNR, no decurso de uma operação inopinada, na noite do passado dia 11 de maio, junto à fronteira de Vila Verde de Ficalho, concelho de Serpa, quando regressavam de Marracos, transportado droga no estômago.

Após a detenção, os dois indivíduos foram conduzidos aos Serviços de Urgência do Hospital de Beja, onde expeliram 196 bolotas de haxixe, com o peso de 1.300 gramas, suficiente para a elaboração de 2.599 doses individuais.

Na leitura do acórdão o juiz Vitor Maneta referiu que se tratou de uma “viagem planeada, sem passaportes, num contexto de tráfico transnacional e intercontinental”, o que agravou as penas.

No dia da detenção, além da droga, foram ainda apreendidos o veículo, onde os correios de droga se faziam transportar e 1.000 euros em numerário.

Os dois indivíduos, que já estavam a ser investigados em Lisboa pelo tráfico de estupefacientes, não tinham passaportes, mas no cruzamento de dados com as congéneres de Espanha, as autoridades perceberam que os arguidos já haviam feito mais de quatro dezenas de viagens a Marrocos.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg