Beja: Dupla ultrapassagem estará na origem do despiste mortal de jovem de 22 anos.


Um estudante de 22 anos, natural e residente em Serpa, morreu na manhã de ontem, na sequência de um despiste ocorrido 3 quilómetros depois de Baleizão, concelho de Beja. Segundo um dos condutores envolvidos, o acidente terá ocorrido depois de uma dupla ultrapassagem que envolveu três viaturas.

Baleizão2- Acidente_800x800O acidente ocorreu cerca das 09.50 horas, ao quilómetro 16,6 da Estrada Nacional 260, na ligação Beja-Serpa, quando João Belém, conhecido por “Aperta”, alcunha do pai, efetuava uma manobra de ultrapassagem com o seu automóvel, um ligeiro de passageiros Mazda 3, a uma carrinha Renault Kangoo comercial, que por seu turno iniciava a ultrapassagem de um furgão Fiat Ducato.

O Mazda e o Renault bateram lateralmente o que levou a que a viatura de João Belém, estudante do Instituto Politécnico de Beja, tivesse saído da estrada para a faixa contrária, enfaixando-se do lado direito contra um cedro de grande porte, e capotou para uma ribanceira com cerca de cinco metros de altura, acabando o jovem por morrer no local.

A violência do embate contra a árvore foi de tal ordem que a vítima foi projetada dentro do carro contra o canto direito do habitáculo e depois para o lado contrário, tendo embatido violentamente com a cabeça nos dois obstáculos, lesões que lhe terão causado ferimentos irreversíveis.

Apesar das manobras de reanimação feitas pela equipa da VMER e dos Bombeiros de Beja, o jovem não resistiu e cerca das 10.25 horas foi declarado o óbito, tendo uma hora depois o corpo sido removido para o Gabinete-Médico Legal do Hospital de Beja, onde vai ser autopsiado. Segundo apurou o LN a autopsia será realizada durante o dia de hoje, sendo depois o corpo entregue à família para a realização das cerimónias fúnebres.

JN- Infografia acidente_800x800No local do acidente, o Lidador Notícias (LN) ouviu os condutores das duas viaturas envolvidas no acidente, tendo o cidadão que conduziu a Renault, envolvida no embate com o Mazda referido que: “de repente vejo o carro, se travo tínhamos batido e despistado os três. Trazia muita velocidade. Não parou. Foi tudo muito rápido”, sentindo-se muito combalido com a situação.

O condutor do furgão, um montador de tetos falsos, foi o primeiro a chegar junto da vítima, tendo ficado impressionado com o estado em que se encontrava teve que receber assistência médica no local. “Pelo espelho apercebi-me de um toque entre os dois carros na ultrapassagem. Ao ver o rapaz percebi que não iria escapar. Estávamos todos no local errado à hora errada”, rematou.

João Belém era filho de um antigo cabo da GNR, assassinado a tiro na noite de 23 de dezembro de 2013 em Serpa. O irmão é também profissional da Guarda, integrando o Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Beja.

No socorro à vítima estiveram 7 operacionais dos Bombeiros de Beja, apoiados por duas viaturas, a VMER do Hospital de Beja e 8 operacionais e 4 viaturas do Destacamento de Trânsito da GNR.

JOÃO GOMES BEELÉM_800x800Quem é

João Gomes Belém, 22 anos, natural de Serpa, estudante do 1º ano do Curso de Engenharia Informática, Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG), do Instituto Politécnico de Beja.

No dia 30 de dezembro de 2013, véspera do funeral do pai, João escreveu no facebook: “amanhã é um dia complicado para mim e para a família, mas também é o dia que marca um ano novo. Mal me vou esquecer deste ano. Apesar disso, não me posso focar apenas na negatividade. Haverá dias cheios de esperança, com força para continuar em frente e pôr as mãos em cima da situação, de forma a ser controlada”.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg