Beja: EMAS lança canal de comunicação EMASnotícias.


A EMAS lançou o número zero do novo canal de comunicação, a EMASnotícias. Trata-se de mais que uma ferramenta de divulgação que a empresa pretende que venha a assumir um papel de destaque na relação com os clientes.

Segundo a EMAS, só uma correta informação poderá tornar transparente, aberta e participada a nossa atuação. A administração sustenta que procura a melhoria contínua dos seus objetivos, em que a transparência é um dos seus compromissos.

Notícias do nº. ZERO do EMASnotícias

CONSTITUÍDO O NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA EMAS: No dia 6 de novembro de 2017 assumiu funções o novo Conselho de Administração da EMAS. Foram nomeados para o efeito Luís Miranda, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Beja, Maria Helena Barbosa, Técnica Superior da EDIA e Rui Marreiros, sendo que apenas este último exercerá funções executivas.

EMAS INTERVÉM JUNTO À CICLOVIA DE BEJA: A EMAS procedeu à substituição de um troço de coletor de águas residuais junto à ciclovia da cidade (na zona envolvente da piscina municipal coberta) devido ao seu elevado estado de degradação. Uma intervenção tecnicamente complexa, por se tratar de um coletor que recebe parte significativa das águas residuais da cidade.

EMAS ASSOCIA-SE À CAMPANHA “VAMOS FECHAR A TORNEIRA À SECA”: Portugal está a viver uma seca severa e extrema em cerca de 90% do seu território, sendo que já existem várias localidades no país com dificuldades no abastecimento de água para consumo humano às populações. Neste sentido a EMAS adere à campanha de sensibilização ambiental “Vamos fechar a torneira à seca”. Para o efeito serão divulgados nos meios de comunicação da EMAS, vários conteúdos informativos, com o intuito de consciencializar a comunidade para a necessidade da mudança de hábitos e comportamentos, face ao uso eficiente da água. Esta campanha, desenvolvida pelo do Ministério do Ambiente, Águas de Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente e ERSAR, assenta enquanto conceito de ideia no indicador “tempo”, alertando todos os portugueses de que a água desperdiçada em um minuto é suficiente para garantir as necessidades básicas diárias de 1 milhão de pessoas. Todas as informações sobre esta ação estão disponíveis online, em www.fecheatorneira.pt, plataforma onde também podem ser consultados diversos conselhos úteis sobre a utilização racional da água.

EMAS ASSINALA DIA MUNDIAL DO SANEAMENTO: A gestão eficiente e integral das redes de águas não pode descuidar e menosprezar os serviços de drenagem e tratamento de águas residuais. Apesar das evoluções significativas neste âmbito, ainda existem vários desafios globais para o saneamento. O Dia Mundial do Saneamento, que se comemora a 19 de novembro, foi criado pela Assembleia-Geral da ONU, tendo como principal objetivo contribuir para uma maior sensibilização e atenção para a “necessidade de todos os seres humanos terem acesso ao saneamento”. Garantido o acesso ao saneamento básico importa consciencializar a comunidade para a sua correta utilização. Assim, de forma a assinalar este dia e considerando que continuam a chegar às ETAR (Estação de tratamento de águas residuais) muitos resíduos sólidos urbanos, a EMAS associa-se à campanha de sensibilização “No cano Lixo não”, promovida pela AgdA – Águas Públicas do Alentejo. A presente campanha tem como objetivo sensibilizar a população em geral para a adequada utilização da rede de saneamento, uma ação essencial à preservação dos recursos hídricos e do ambiente. Nos canais de comunicação da EMAS serão divulgados conteúdos informativos sobre esta temática, apelando para que não sejam deitados resíduos no esgoto doméstico, como por exemplo toalhitas, fraldas, cotonetes, cabelos, sopa ou óleo, porque para além de contribuírem para a degradação das infraestruturas, dificulta os próprios processos de tratamento de águas residuais, que são essenciais para garantir uma devolução ambientalmente correta dos efluentes.

EMAS INTERVÉM NA RUA GRANDE EM BALEIZÃO: Na sequência do surgimento de água à superfície na rua Grande em Baleizão, a EMAS providenciou uma ação de deteção de fugas não visíveis em toda a artéria, onde para o efeito foram utilizados os equipamentos acústicos de localização apropriados. Todavia a grande extensão da rua, fez com existisse a necessidade de uma intervenção mais abrangente, da qual resultou a substituição da totalidade dos ramais pesquisados, mesmo aqueles que não apresentavam problemas. Os trabalhos irão decorrer durante a presente semana, sendo que podem ter continuidade caso se justifique. A EMAS está a reunir todos os esforços para que a resolução integral do ocorrido se efetive no menor espaço de tempo. Mais informamos que após o término dos trabalhos será dada prioridade à reposição dos pavimentos.

INTERVENÇÃO EM NOSSA SENHORA DAS NEVES EM FASE DE CONCLUSÃO: Encontram-se em fase de conclusão os trabalhos realizados na rua Professor Bento Jesus Caraça e artérias adjacentes, em Nossa Senhora das Neves no âmbito da substituição da conduta de abastecimento de água. Recorde-se que foi substituído integralmente o troço existente, de forma a resolver e a melhorar o serviço de abastecimento de água à população. Neste momento estão a ser culminadas as respetivas repavimentações que acumulavam algum atraso relativamente à fase anterior. A EMAS agradece a compreensão de todos os residentes.


Share This Post On
468x60.jpg