Beja: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico promoveu “Dia da Praxe Solidária”.
Dado “cumprimento” ao estipulado no Despacho da Presidência do IPBeja, a Escola Superior de Saúde promoveram o “Dia da Praxe Solidária” e melhoraram e restauraram espaços do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja.
Foi com o “Dia da Praxe Solidária” que os estudantes do do 1º e 3º ano da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja realizaram, mostraram que as praxes não servem ou não devem servir apenas para humilhar os novos alunos.
O Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, recebeu caloiros e veteranos que decidiram arregaçaram as mangas para melhorar e restaurar alguns espaços daquela instituição de solidariedade social. Além de pintar alguns espaços da instituição, também conviveram com os idosos e crianças que residem e frequentam o centro.
No final, Mafalda Marques, aluna do 3º ano, referiu que “nem todas as praxes são humilhantes e nós pensámos marcar pela diferença”. Uma praxe solidária que promoveu a cidadania e apoiou quem mais precisa e que ganha cada vez mais expressão em Portugal.
Recorde-se que a Presidência do IPBeja emitiu um Despacho (leia aqui) onde regulamente a realização das praxes na instituição, na sequência das recomendações do Ministro da Ciência e Ensino Superior, contra a realização de praxes violentas.
Teixeira Correia
(jornalista)