Beja: Escolas do distrito recolheram 44 toneladas de equipamentos e pilhas em fim de vida.
As escolas do distrito de Beja, lideram o top de recolha da 10ª edição da “Geração Depositrão”, recolhem mais de 44 toneladas de equipamentos elétricos eletrónicos e pilhas em fim de vida.
Já são conhecidos os resultados da décima edição da Geração Depositrão, que comemorou a primeira década em funcionamento consecutivo no terreno.
No ano letivo de 2017/2018 foram recolhidas mais de 460 toneladas em todo o país (aumento de 11% face à edição anterior), nas mais de 900 escolas e entidades inscritas no desafio de recolha de equipamentos elétricos eletrónicos e pilhas em fim de vida.
Num contexto nacional, as escolas de Beja recolheram cerca de 44,50 toneladas de resíduos (ambos os tipos), com especial destaque para as escolas que ocupam o top 3 total, que contribuíram com cerca de 40,50 toneladas: Escola Básica de Saboia n.º 1 (que acumulou vários prémios nesta fase da campanha), EB23 Damião de Odemira (grande vencedora desde a 3ª edição da campanha e que este ano continua nos primeiros lugares da tabela) e EB 2,3 e Secundária de Ourique.
A Escola Básica de Saboia nº 1 foi distinguida nos seguintes critérios: escola vencedora a nível nacional nos critérios peso total (liderança do ranking) e peso por aluno; escola que recolheu mais peso de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) em 2018; escola que acumulou mais peso de pilhas usadas em 2018.
Atualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais de 420 mil alunos e cerca 45 mil professores de todos os níveis de Ensino, com maior incidência nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas.