Tem início hoje em Beja, a tradicional FESTA DO GALO, que junta em confraternização antigos e actuais alunos do Liceu de Beja, actual Escola Secundária Diogo de Gouveia.
Esta Festa é uma tradição do antigo Liceu de Beja, que se tem mantido ao longo dos anos, animada pela Associação dos Antigos Alunos. Com origem nos começos do século XX e relacionada com o espírito boémio dos estudantes de então (roubo de um galo para um petisco, o que originou uma breve passagem pela Polícia e um ruidoso cortejo assinalando a libertação, com guisado do galináceo pelo meio…) a Festa é um momento especial de reunião dos antigos alunos que periodicamente voltam à escola.
É um momento de comunhão estudantil, de alegria e de saudade, e que tem concretização em diversas actividades: serenata, actividades desportivas, almoço de confraternização, baile de gala, sarau académico, cortejo pelas ruas da cidade, romagem de saudade e missa pelos mestres e alunos já desaparecidos e, a encerrar, a sempre apreciada Leitura do Testamento do Galo.
Teixeira Correia
(jornalista)


