Beja: GNR deteve 10 pessoas por condução sobe efeito do álcool.
A GNR deteve no distrito de Beja quinze pessoas em flagrantes delito. Dez por condução sob efeito do álcool e três sem carta. Os militares detetaram 51 infrações por excesso de velocidade.
As quinze detenções são alguns dos destaques de um conjunto de operações, no distrito, levadas a cabo pelo Comando Territorial Beja (CTBeja) na semana de 9 a 15 de julho, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
Das acções de fiscalização de trânsito e da fiscalização em geral, evidenciam-se os seguintes registos: 328 infrações detetadas, destacando-se 51 por excesso de velocidade, 43 relacionadas com tacógrafos, 22 por falta de inspeção periódica obrigatória, 19 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei, 11 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 10 por uso indevido do telemóvel durante a condução e 10 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
Quanto à sinistralidade rodoviária, a GNR registou trinta e quatro acidentes, destacando-se: quatro feridos leves.
No que respeita à fiscalização geral, foram elaborados dezoito autos de contraordenação, sendo dezasseis no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente e dois no âmbito da legislação policial.
A GNR levou ainda a cabo uma ação de sensibilização no âmbito do programa idosos em segurança, direcionadas para a prevenção de burlas, tendo sido visitados/sensibilizados nove idosos isolados.
Teixeira Correia
(jornalista)