Beja: GNR promove até 30 de abril a “Operação Censos Sénior 2015”.
O Comando Territorial de (CT) Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) tem no terreno desde o passado dia 1, terminando no próximo dia 30 de abril, a “Operação Censos Sénior 2015”.
Segundo dados divulgados o ano passado pela Divisão de Comunicação e Relações Públicas (DCRL) da GNR, o ano passado foram registados no distrito de Beja 3.085 idosos a residir sozinhos e/ou em locais isolados, num total de 33963 idosos sinalizados (mais 5766 do que em 2013), dos quais 21286 viviam sozinhos (mais 4008).
Para a “Operação Censos Sénior 2015”, as diretivas do Comando Geral da Guarda, que se aplicam ao CTBeja, durante a operação serão desenvolvidas ações de sensibilização da população idosa, de forma a que esta adote “comportamentos de Segurança” a fim de “reduzir o risco” de se tornarem vítimas de crime.
Face à entrada de uma nova nota de 20 euros, no próximo mês de novembro, a GNR vai também informar os idosos sobre a sua colocação em circulação, mantendo-se as anteriores a “correr” ao mesmo nível, não sendo necessária a sua substituição. “A recolha ou troca de notas” é um dos truques mais usados pelos burlões junto da população idosa, situação que os militares da Guarda vão prestar “especial atenção” na informação de que “ninguém está mandatado para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária”.
Relativamente aos números totais da “Operação Censos Sénior 2014” e comparativamente à edição de 2013, foram sinalizados 33963 idosos (mais 5766), dos quais 21286 vivem sozinhos (+4008), 4281 vivem isolados (+1296), 3026 vivem sozinhos e isolados (+849) e 5370 (-660) idosos, não enquadrados nas situações anteriores, a viverem juntos mas que se encontram numa situação de vulnerabilidade considerando as suas limitações físicas e/ou psicológicas. Os comandos territoriais onde se registaram mais sinalizações foram: Viseu (3745); Beja (3085); Portalegre (2869); Bragança (2791); Guarda (2745) e Évora (2650).
Como rodapé importa referir que a “Operação Censos Sénior 2015” tem também como objectivo divulgar o programa “Residência Segura”.
Teixeira Correia
(jornalista)
Estrutura Orgânica do Comando Territorial de Beja-GNR
Comando Territorial (1):
Beja (Comandante: Tenente-coronel Joaquim Figueiredo e 2º comandante: Tenente-coronel; José Candeias) e Estado-maior (inclui as Secções de Recursos Logísticos e Financeiros, Recursos Humanos e Justiça, Operações, Treino e Relações Públicas, Informações e Investigação Criminal, Sepna e Apoio e Serviços)
Destacamentos Territoriais e Outros (7):
Beja, Moura, Aljustrel, Almodôvar, Vila Nova de Milfontes, Trânsito (sede em Beringel e posto em Ourique/ Gomes Aires) e Intervenção.
Postos (34):
Destacamento de Beja-8:
Beja, Alvito, Baleizão, Beringel, Cuba, Pedrogão do Alentejo (desactivado), Salvada e Vidigueira.
Destacamento de Aljustrel-5:
Aljustrel, Ervidel, Ferreira do Alentejo, Ourique e Garvão.
Destacamento de Almodôvar-4:
Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Mina de São Domingos.
Destacamento de Moura-11:
Moura, Amareleja, Barrancos, Brinches, Pias, Safara, Santo Aleixo da Restauração, Serpa, Sobral da Adiça, Vila Nova de São Bento e Vila Verde de Ficalho.
Destacamento de Odemira-6:
Odemira, Colos, Sabóia, São Luís, São Teotónio e Vila Nova de Milfontes.
OBS: Os dados sobre a EStrutura Orgânica foram fornecimentos pelo CTBeja da GNR