Beja: Instalação dos Órgãos Municipais para o mandato 2021-2025.


Realizou-se na manhã desta segunda-feira a instalação dos órgãos autárquicos do Município de Beja. Paulo Arsénio primeiro autarca a ser reeleito depois de Carreira Marques.

Foi perante um Pax-Júlia Teatro Municipal quase repleto que decorreu a tomada de posse dos eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal de Beja (AMB) para o quadriénio 2021/2025, tendo também sido eleita a Mesa da AMB, que continua a ser presidida por Conceição Casanova.

Nas eleições autárquicas do passado dia 26 de setembro, foram eleitos para a Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, Rui Marreiros e Marisa Saturnino pelo PS, Vítor Picado, Fátima Estanque e Rui Eugénio pela CDU e Nuno Palma Ferro pela coligação “Beja Consegue”.

É a primeira vez em 46 anos de Poder Local que um autarca socialista é reeleito na Câmara de Beja, sendo também o primeiro autarca a conseguir a reeleição desde o último mandato de carreira Marques (2001/2005), quebrando também a alternância PS/CDU dos últimos 20 anos na presidência da edilidade bejense.

Relativamente à composição do Executivo da Câmara Municipal de Beja, esta situação já se viveu em 2005, com o mesmo número de eleitos, mas na altura a CDU liderava a autarquia com 3 elementos (Francisco Santos, Miguel Ramalho e Francisco Caixinha), o PS também com 3 (Vítor Igrejas, António Bernardino e José Monge) e o PSD com um vereador (João Paulo Ramôa). A determinada altura do mandato, José Monge, vereador do PS muda-se para a CDU e deu a maioria à coligação comunista.

O Município de Beja foi presidido até ao momento por seis autarcas: José Reis Colaço (6 anos) 1976-1982, José Manuel Costa Carreira Marques (23) 1982-2005, Francisco Cruz Santos (4) 2005-2009, Jorge Pulido Valente (4) 2009-2013, João Manuel Rocha da Silva (4) 2013-2017 e Paulo Jorge Lúcio Arsénio (4) 2017-2021 e 2021-????

Declarações

Paulo Arsénio (presidente/ PS): Perdeu a maioria absoluta, pediu à oposição “as mesmas condições” dadas a outros executivos da CDU, alertando que “entropias artificiais” prejudicarão o concelho. “Neste mandato, fruto do resultado da votação, as responsabilidades aumentam grandemente, desde logo para nós, num quadro de vereação diferente do anterior, mas aumentam também para todos os restantes partidos políticos”, afirmou.

Vitor Picado (Vereador/ CDU): Afastou a hipótese de qualquer acordo prévio com o PS, mas afiançou que os comunistas estão disponíveis para viabilizar “tudo aquilo que vier pela positiva”. Em troca, é preciso que o novo executivo faça “algo que pouquíssimas vezes aconteceu no anterior mandato”, que “é a partilha de informação e a troca de informação” e o chamar a CDU “à discussão”, defendeu, prometendo ainda apresentar propostas nas reuniões de câmara.

Nuno Palma Ferro (Vereador/ Coligação “Beja Consegue”): Garantiu que, da sua parte, poderá haver “uma ação de viabilização de documentos, tanto de um lado como do outro, desde que sejam benéficos para o concelho”.

Quanto à Assembleia Municipal de Beja tomaram posse os eleitos e os representantes das forças mais nas Uniões e Juntas de Freguesia do concelho no total de 33 eleitos, sendo que PS elegeu 16 deputados municipais, a CDU conseguiu 13 e o PSD/Coligação obteve 4.

PS (9): Conceição Casanova, José Jorge Anes, Ana Horta, Vítor Hugo Rego, Margarida Patriarca, António Loução, Laura Rodrigues, Manuel Custódio e Áurea Dâmaso, CDU (8): Bernardo Loff, Susana Correia, Miguel Quaresma, Maria da Fé, Afonso Rabaçal, Manuel Oliveira, Susana Ramalho e António Barahoana, PSD (4): José Pinela Fernandes, Bernardo Nascimento, Madalena Palma e Manuel Covas Lima e Presidentes Juntas e Uniões de Freguesia (12/ 7 PS e 5 CDU)-U.F. Salvada e Quintos: Nelson Cruz (PS), J.F. São Matias: António Grade (PS), J.F. Santa Clara do Louredo: Luís Gaspar (CDU), U.F. Trigaches e São Brissos: Eduardo Pelado (PS), J.F. Cabeça Gorda: Maria Lucília Simão (CDU), U. F. Albernoa e Trindade: Carlos Casimiro (PS), J.F. Nossa Senhora das Neves:  Francisco Pardal (CDU), U.F. Santa Vitória e Mombeja: Sérgio Bravo (PS), J.F. Beringel: Vítor Besugo (PS), J.F. Baleizão: Maria João Brissos (CDU), U.F. Salvador e Santa Maria da Feira: António Ramos (PS) e U.F. Santiago Maior e São João Baptista: Miguel Ramalho (CDU). 

Para a Mesa da Assembleia Municipal foi apresentada uma única lista e conseguida por consenso das três forças políticas, sendo que Conceição Casanova (PS) é a presidente, António Barahoana (CDU) o primeiro secretário e Manuel Covas Lima (“Beja Consegue”) o segundo secretário

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg