Beja: Instituto Politécnico celebra hoje o Dia da Lusofonia.
O Instituto Politécnico de Beja celebra nesta sexta-feira, no Auditório do IPBeja e na Casa da Lusofonia, o Dia da Lusofonia no IPBeja.
A lusofonia é um espirito de união que abrange os países que partilham a mesma língua, a língua portuguesa, que alcançará 380 milhões de falantes em meados deste século.
O Instituto Politécnico de Beja tem sido uma das Instituições de ensino que tem apostado na receção de estudantes abrangidos pelo Estatuto de Estudantes Internacionais em vigor no país.
A instituição que já recebeu estudantes de Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, perspetivando outras paragens. Independentemente destes alunos oriundos de um estatuto especial, a instituição também tem recebido desde os tempos mais primórdios, estudantes cabo-verdianos e de outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
A Provedoria do Estudante com o apoio da Presidência dinamiza assim o Dia da Lusofonia no IPBeja, que terá inicio com uma Cerimónia de Abertura no Auditório principal, uma conferência proferida pelo Dr. Tiago Cardoso, Coordenador do Nguzu Project que abordará o tema “A lusofonia do futuro”, seguindo de um espetáculo onde os estudantes desses países poderão mostrar as raízes culturais dos seus países de origem, conforme detalhado no programa.
O ponto alto do Dia da Lusofonia será a inauguração da Casa da Lusofonia-Shikoba, um espaço que pretende proporcionar melhor condições de acolhimento e integração dos estudantes oriundos dos Países Africanos de Língua Portuguesa, e visa ser a ponte da partilha cultural, multicultural entre os estudantes lusófonos, com toda a comunidade académica e bejense, que desejam uma aproximação acentuada ao continente berço da humanidade.
Alusivo ao dia em causa, a cantina da instituição servirá Cachupa, prato tradicional de Cabo Verde, e Mufete, prato tradicional de Angola. Será também inaugurada na Casa da Lusofonia-Shikoba no período da tarde uma exposição temporária que dará a conhecer aspetos culturais mais concretos dos Países Africanos de Língua Portuguesa. Uma partilha mais intimista das diferentes culturas, sons, saberes e sabores.
Esta iniciativa organizada pela Provedoria do Estudante com o apoio da Presidência tem como objetivo fomentar a integração na vida académica e inclusão na comunidade local, dos estudantes lusófonos a estudar no IPBeja.