Beja: Instituto Politécnico recebe até sexta-feira dois congressos, um Ibérico e outro Nacional.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), recebe entre hoje e sexta-feira, VII Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2016) e VI Congresso Nacional de Rega e Drenagem (CNRD). No contexto ibérico de influência mediterrânea, em que se localizam os presentes congressos, a organização pretende ainda dar especial atenção aos agro-ecossistemas de regadio.

Com a realização conjunta do VII Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2016) e do VI Congresso Nacional de Rega e Drenagem (CNRD) pretende-se promover abordagens integradas de investigação, gestão e administração dos solos e da água tendo em vista a sustentabilidade dos ecossistemas e dos agro-ecossistemas, bem como a valorização geral do território.
A promoção de um uso mais eficiente e sustentável dos solos e da água torna-se uma tarefa estratégica para aumentar a produtividade do uso destes recursos e minimizar o impacto ambiental negativo associado à agricultura. No contexto ibérico de influência mediterrânea, em que se localizam os presentes congressos, pretende-se ainda dar especial atenção aos agro-ecossistemas de regadio.
O VII Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2016) e o VI Congresso Nacional de Rega e Drenagem (CNRD) resultam de uma organização conjunta das seguintes entidades: Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS), Sociedad Española de la Ciencia del Suelo (SECS), Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP), Universidade de Évora (UÉvora) e Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG).
ÁREAS TEMÁTICAS: A1-Reservas e distribuição dos recursos hídricos; A2-Valorização e qualidade da água; S1-Génese e classificação de solos e planeamento do uso da terra; S2-Química, mineralogia e biologia do solo; S3-Fertilidade do solo e nutrição das plantas; S4-Sistemas de uso da terra e gestão sustentável do solo; S5-Solo e mudanças globais; S6-Solo: educação e sociedade; S&A1-Física do solo e gestão da água; S&A2-Inovação e tecnologias do solo e da água e S&A3-Degradação do solo e contaminação dos recursos hídricos.