Beja: Jovem de 22 anos condenado a mais de 21 anos de prisão por 17 crimes.
Aos 22 anos, individuo foi condenado pelo Tribunal de Beja por 17 crimes a mais de 21 de prisão, viu pena “reduzida” por cúmulo jurídico a 7 anos de prisão. Foi ainda ilibado de mais 7 crimes.
Um jovem de 22 anos, foi condenado por um Coletivo de Juízes do Tribunal de Beja a 21 anos 4 meses e 15 dias de prisão por 17 crimes, que vão de furto qualificado a introdução em habitações, de condução de veículo automóvel e motorizado sem habilitação legal.
Além dos crimes a que foi condenado, Manuel José Soares, natural de Vale de Vargo, concelho de Serpa, foi ainda absolvido da autoria de mais sete crimes. Ao longo de 2014, Manuel Soares espalhou o terror por localidades das Comarcas de Serpa, Moura, Beja, Odemira e Portel.
Em algumas das localidades Manuel Soares furtou e usou seis viaturas tendo sido condenado a 9 meses por cada desses crimes. Ao entrar em habitações e outros espaços, alguns veados ao público, o juiz condenou-o a 1 mês e 15 dias, por cada um dos três crimes praticados.
Em Portel, Odemira e Moura cometeu quatro crimes de furto qualificado, tendo sido punido a uma pena de 2 anos e 6 meses por cada crime. Praticou também um crime de furto simples e recebeu de pena 1 ano de prisão.
Mas Manuel Soares, não se ficou por furtos, tendo cometido seis crimes de condução de veículo automóvel e um de condução de veículo motorizado sem habilitação legal. Pelo primeiro dos casos, foi condenado a 10 meses de prisão por cada crime e a seis meses, pela derradeira transgressão.
Atendendo à juventude do arguido, que “ainda pode arrepiar caminho” e personalidade “despegada da vida social”, o Coletivo do Tribunal de Beja, aplicou, em cúmulo jurídico, a Manuel José Soares, a pena de 7 anos de prisão, que vai cumprir no Estabelecimento Prisão daquela cidade, depois da mesma transitar em julgado.
Teixeira Correia
(jornalista)