Beja: Julgamento, com tribunal de júri, de familiares de bebé, primeira sessão a 5 de julho.


Primeira sessão do julgamento vai realizar-se no próximo dia 5 de julho.

BEJA Quatro jurados_800x800O início do julgamento no Tribunal de Beja, dos pais e da avó de Dinis Janeiro, o bebé de 17 meses que faleceu depois de ter sido atacado por um cão raça PitBull, ficou marcada por uma sessão à porta fechada, onde estiveram os juízes e os oito jurados, do tribunal de júri (na foto quatro dos jurados).

Além do trio de juízes do Coletivo, estiveram os quatro jurados efetivos e os quatro suplentes, para que estes tivessem conhecimento de como funciona o julgamento e quais os seus direitos e deveres,

Por requerimento do Ministério Público, o julgamento vai realizar-se com o recurso a um tribunal de júri, o que não acontece na Comarca de Beja, há pelo menos 25 anos. Daí a primeira sessão ter sido dedicada a uma “reunião preparatória” face ao desconhecimento dos cidadãos escolhidos para decidirem sobre a matéria acusatória em causa.

O ataque do animal, de nome “Zico”, ocorreu ao final do dia 6 de janeiro de 2013, num apartamento do Bairro Social, em Beja, quando o bebé, que se encontrava em casa dos avós e o sofreu o ataque do “Zico”, primeiro nome do animal, rebatizado pela Associação Animal como “Mandela”.

A próxima sessão do julgamento está agendada para o próximo dia 5 de julho, e os três arguidos estão acusados de um crime de Exposição ou Abandono agravado pelo resultado, incorrendo entre outras, na punição com uma pena de prisão de 3 a 10 anos.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg